Evangelho segundo São Marcos 1,21-28.

Jesus chegou a Cafarnaum e quando, no sábado seguinte, entrou na sinagoga e começou a ensinar,
Todos se maravilhavam com a sua doutrina, porque os ensinava com autoridade e não como os escribas.
Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar:
«Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno? Vieste para nos perder? Sei quem Tu és: o Santo de Deus».
Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem».
O espírito impuro, agitando-o violentamente, soltou um forte grito e saiu dele.
Ficaram todos tão admirados que perguntavam uns aos outros: «Que vem a ser isto? Uma nova doutrina, com tal autoridade, que até manda nos espíritos impuros e eles obedecem-Lhe!».
E logo a fama de Jesus se divulgou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

Reflexão                   

A reflexão de S. Marcos (Mc 1,21-28) tem como objetivo apresentar o verdadeiro herdeiro de Moisés, JESUS cuja doutrina se distingue do ensino dos escribas pela sua autoridade: Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei (Mc1,22). Jesus não era um dos muitos letrados estudiosos da Escritura mas a Própria Palavra de Deus: Nós aceitamos o testemunho dos homens, contudo o testemunho de Deus tem maior valor, porquanto é a Palavra de Deus, que Ele próprio afiança acerca do seu Filho.(1 Jo 5,9)

A Palavra produz uma reação no “espírito impuro“ que habita num homem, reconhece-o “Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus” (Mc 1,24) e vê o seu poder em perigo: Vieste para nos destruir? (Mc 1,24) …O ensinamento novo dado com autoridade (Mc 1,27): “Cala-te e sai dele!” (Mc 1,25) espanta o povo 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.(Mc1,28)

Jesus faz a diferença: As Suas palavras estão iluminadas por um espírito novo, não são somente Verdade mas são principalmente VIDA.  Jesus pratica a Sua mensagem na vida, realizando já na terra a Boa Nova do Reino que nos leva a conhecer o rosto do seu Pai. “Quem vê a mim, vê Aquele que me enviou” (João 12:45)e a ver em cada homem não um lobo, um mero companheiro de existência mas um verdadeiro irmão a que devemos amar de todo o coração ; manifesta-se Salvador revela-se o verdadeiro Messias de Deus, libertador da tirania do mal que nos abafa a alma e nos subjuga. Se realmente acreditamos na sua Palavra também é verdade que o espírito impuro que está dentro de nós   resiste à libertação   Perante a Palavra de Salvação sentimo-nos muitas vezes divididos entre o desejo de confiar e de nos apoiarmos na sua autoridade e o receio de o seguirmos.

Em vez de lhe perguntarmos como o espírito “impuro”, que tens a ver comigo, peçamos-lhe que nos liberte das nossas resistências e do medo nos comprometermos

Pensemos em todos os que que nos precederam e colocaram Deus no Centro da sua vida. Recordemos em especial S. João Bosco cuja festa se celebra hoje em especial na Congregação Salesiana.

Apaixonado por Cristo, dedicou toda a sua vida ao serviço da libertação da  Juventude subordinado  ao lema “Dá me almas toma o resto “

 

— Oração —

Mostrai a Vossa bondade aos Vossos servos libertai-nos da escravidão do mal e fazei que vos reconheçamos somente a Vós como nosso Deus e Senhor.

 

P. Abílio Nunes, Salesiano