EVANGELHO

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que está para vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará».

REFLEXÃO

No decorrer de toda a Sua vida, Jesus foi dando a conhecer aos Apóstolos, de maneira progressiva, mas muito concreta, as Suas relações com o Pai e o Espírito Santo, introduzindo-os assim no mistério de Deus uno e trino.

Ao terminar a Sua missão, promete-lhes o Espírito Santo, como guia seguro, no tempo da Sua ausência. Espírito de verdade, Ele manterá vivo o ensinamento de Jesus, através dos séculos; Ele ajudará os discípulos a aprofundar a Revelação de Jesus, Palavra definitiva do Pai (Jo. 1, 12; 18).

O Espírito Santo tem uma missão docente para com os discípulos, como afirma hoje Jesus:

“Muitas coisas tenho para vos dizer, mas não podeis suportá-las por agora” Jesus, obedecendo ao Pai, transmitiu os ensinamentos aos discípulos, mas faltava-lhes ainda aprofundar os seus ensinamentos e compreendê-los plenamente.

Também nós guiados pelo Espírito, alcançaremos a verdade plena e completa, do mistério da pessoa de Cristo e de Deus. Na comunidade eclesial, o Espírito continua a obra de Cristo: guiar os cristãos de todos os tempos para um conhecimento profundo do que significa para o homem de cada época o mistério insondável de Cristo, cujo centro é a sua morte e ressurreição salvadoras. Assim revela o Espírito aos crentes “o que está para vir”, isto é, interpreta-lhes em cada momento o presente.

A Igreja, comunidade do Espírito tem o dever de acompanhar os discípulos na ausência de Jesus e recordar-lhes as palavras de Jesus.

Infelizmente reconhecemos a dificuldade de falar do Espírito Santo a um mundo vazio de espírito, materialista e incrédulo.

O Espírito de Deus atua fora da Igreja, mas é na comunidade de fé o espaço natural da sua presença e acção, conforme ouvimos de Jesus e no livro dos Actos, um ensaio histórico-teológico da Igreja nascente embora melhor teologia do Espírito. Este comunica-se ao grupo cristão mediante os sacramentos, de maneira que, a partir do Baptismo, toda a nossa vida cristã está marcada pela acção do Espírito.

Necessitamos de estar conscientes disso e pedir com frequência ao Espírito Santo a coragem que nos é indispensável para sermos cristãos hoje em dia, isto é, para confessarmos Cristo como senhor das nossas vidas.

ORAÇÃO

Envia o teu Espírito, Senhor, que renove a face da terra!

Vem, Espírito divino, envia a tua luz do céu.

Pai amoroso do pobre; dom esplêndido nos teus dons; luz que penetras as almas; fonte do maior consolo.

Vem, doce hóspede da alma, descanso do nosso esforço, trégua no duro trabalho, brisa nas horas de fogo, gozo que enxuga as lágrimas e reconforta nos prantos, entra até ao fundo da alma, divina luz, e enriquece-nos.

Envia o teu Espírito, Senhor, que renove a face da terra!

Pe. Abílio Nunes, sdb