Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Ninguém acende uma lâmpada para a cobrir com uma vasilha ou a colocar debaixo da cama, mas coloca-a num candelabro, para que os que entram vejam a luz. Não há nada oculto que não se torne manifesto, nem secreto que não seja conhecido à luz do dia. Portanto, tende cuidado com a maneira como ouvis. Pois àquele que tem, dar-se-á; mas àquele que não tem, até o que julga ter lhe será tirado».

REFLEXÃO
Com a parábola da lâmpada Jesus quer evidenciar o papel do cristão (candeia) desde o dia do seu batismo (candeia acesa com a luz da Fé ). Assim como a candeia deve ficar no candelabro para iluminar assim também o Cristão deve aparecer como luz de Cristo a iluminar com o seu testemunho os caminhos dos homens. O cristão não deve guardar só para si a Palavra mas difundi-la no mundo inteiro como uma boa notícia
Aceitando Jesus luz do mundo o Cristão transforma-se em luz divina aumenta de intensidade à medida que se entrega a Cristo. Abrindo-se a Deus e à sua palavra torna-se cada vez mais sábio dos mistérios do Reino, cristifica a sua vida com o seu exemplos; O que rejeita esta luz vai aos pouco e poucos perder o seu brilho ficando na escuridão; fecha-se em si mesmo caindo na escuridão da vida.
A luz é para iluminar; Quem foi iluminado deve iluminar. E o cristão deve ser luz para os outros, como o é Cristo: “Eu sou a luz do mundo; o que me segue não caminha nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12).A fé em Cristo é a nossa própria luz pessoal. Cada um de nós tem o seu próprio historial da luz, desde o círio baptismal que se acendeu no começo da nossa vida cristã até à definitiva luz pascal, passando pela vivência diária da nossa identidade e compromisso cristãos, expressos em cada um dos sacramentos que acompanham o nosso peregrinar pela vida.
Necessitamos de uma contínua opção radical por Deus e pelos irmãos para sermos, com Cristo e como ele, luz do mundo.

ORAÇÃO
Bendito sejas, Pai, porque nos deste em Jesus a vossa palavra que nos inicia nos segredos do Reino, e a vossa luz que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem.

VIDEO DE MEDITAÇÃO
Senhor tu és a luz …