Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão da vida: Quem vem a Mim nunca mais terá fome e quem acredita em Mim nunca mais terá sede.

No entanto, como vos disse, ‘embora tivésseis visto, não acreditais’.

Todos aqueles que o Pai Me dá virão a Mim e àqueles que vêm a Mim não os rejeitarei, porque desci do Céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade d’Aquele que Me enviou.

E a vontade d’Aquele que Me enviou é esta: que Eu não perca nenhum dos que Ele Me deu, mas os ressuscite no último dia. De facto, é esta a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e acredita n’Ele tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia».

 

— Reflexão

Jesus diz-nos hoje Eu sou o pão da vida (Jo 6,36) Jesus Cristo é mesmo o pão da vida para cada um de nós atribulados, e cheios de problemas neste vale de lágrimas…

Deus quer oferecer aos homens, em todos os momentos da sua caminhada pela terra, o “pão” da vida plena e definitiva. Naturalmente, os homens têm de fazer a sua escolha e de acolher esse dom.

Ele reafirma que o objectivo final da sua missão é dar aos homens o “pão da vida”. Para receber essa vida, os discípulos são convidados a “comer a carne” e a “beber o sangue” de Jesus – isto é, a aderir à sua pessoa, a assimilar o seu projecto, a interiorizar a sua proposta.

A Eucaristia cristã (o “comer a carne” e “beber o sangue” de Jesus) é um momento privilegiado de encontro com essa vida que Jesus veio oferecer. Deus que não quer a morte do pecador mas que se converta e viva, enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o homem, mas para o salvar. “Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (lTm 2,4).

Façamos da Palavra de Deus da Eucaristia a fonte de alimento para a nossa alma. Assim como nos alimentamos materialmente todos os dias devíamos alimentar-nos da Palavra para saciar a fome do alimento para a nossa alma  e ter  forças para enfrentarmos as dificuldades da nossa vida

 

— Oração

Bendizemos-te, Deus Pai, porque quereis que todos os homens se salvem pelo conhecimento do vosso nome.

Abre os nossos corações, Senhor, e ilumina as nossas mentes para entendermos o segredo e a riqueza da vossa presença na Palavra e no Pão Eucarísticos.

 

— Canto de meditação

Cantemos : Se alguém comer deste pão viverá eternamente
https://youtu.be/X3M3sgH11QE?t=20

 

Pe. Abílio Nunes, SDB