Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’. Mas quando entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saí à praça pública e dizei: ‘Até o pó da vossa cidade que se pegou aos nossos pés sacudimos para vós. No entanto, ficai sabendo: Está perto o reino de Deus’. Eu vos digo: Haverá mais tolerância, naquele dia, para Sodoma do que para essa cidade».

 

REFLEXÃO

Hoje Jesus fala -nos da missão apostólica e da nossa missão atual Como os  setenta e dois enviados dois a dois » também nós fomos  chamados a essa tarefa desde o dia do nosso batismo. No dia em que recebemos a luz divina o celebrante  disse-nos «Sois Sacerdote, Profeta e Rei para a vida eterna». Hoje mais que nunca, nosso mundo precisa do testemunho dos seguidores de Cristo.
«A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos» (Lc 10,2): Olhemos com um olhar de esperança e optimismo e nunca   nos deixemos abater pela desilusão e o pessimismo
A   missão  apaixonante mas  difícil, deve suscitar uma livre adesão aos  enviados  O apóstolo propõe mas não impõe . Os apóstolos são enviados a semear a fé, pelo  ensino; não devem exibir  força do seu poder, mas sim a virtude da  humildade e paciência a exemplo do mestre como nos diz Pedro: «Quando O insultavam não insultava e, sofrendo, não ameaçava» (1Ped 2, 23).…Sempre e unicamente apoiado em Cristo e completamente desprendido de todas as coisa: «Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias…» (Lc 10,4 )

Sejamos portadores da paz no nosso   mundo, nossas famílias a exemplo de S. Jerónimo cuja memória hoje celebramos. Traduziu a Bíblia do Grego e Hebraico para Latim ”um dos mais nervosos de todos os santos recebeu uma das missões que mais paciência e delicadeza poderiam exigir! Deixou-nos um testemunho  da luta com confiança e fé para superar os seus instintos…

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus Cristo, Vós que enviastes os Vossos discípulos sem bolsa e sem dinheiro a anunciar o vosso Evangelho, fazei que também hoje ressoe a Boa Notícia da vitória sobre a morte, levada por mensageiros que vão pelo mundo como cordeiros para o meio de lobos.

 

CLIPE DE MEDITAÇÃO

Somos a semente do novo reino …

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/07/0727-Sois-a-semente-_1.mp4

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB