EVANGELHO

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus e aos escribas a seguinte parábola: «Quem de vós, que possua cem ovelhas e tenha perdido uma delas, não deixa as outras noventa e nove no deserto, para ir à procura da que anda perdida, até a encontrar? Quando a encontra, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, chama os amigos e vizinhos e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida’. Eu vos digo: Assim haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrependa, do que por noventa e nove justos, que não precisam de arrependimento».

REFLEXÃO

Celebramos hoje, no calendário litúrgico desta sexta-feira, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que assinala a presença viva, próxima e intensa de um amor sublime e de uma esperança nova, refletida no rosto, no coração e no horizonte de cada ser humano.

Coloquemo-nos diante da realidade deste amor incarnado que é o Amor de Jesus. Ele veio salvar-nos e ao incarnar teve um coração humano capaz de sofrer: É este o mistério que estamos a celebrar – O sagrado coração de Jesus. Com esta festa celebramos não só Deus que nos ama, mas um Deus que nos ama através de um coração humano

Como nos diz o Evangelho, Deus é representado simbolicamente pelo pastor que cuida de cada ovelha e se a deixar as noventa e nove ovelhas Deus para ir ao encontro da tresmalhada. Quer isto dizer que Deus não ama apenas os homens em conjunto: ama a cada um com um amor pessoal. Não ama apenas aquele que se mantém fiel ao Seu amor: ama também aquele que d’Ele se separa, expondo-se assim a todos os perigos e riscos, na caminhada pelo deserto da vida.

O pecador não é apenas recebido de braços abertos. É procurado por Deus, convidado, amorosamente «perseguido» por Ele. Para Deus, cada pecador constitui uma perda. Por isso, Deus espera sempre o homem, no fim do seu caminho de pecado. Em Jesus Cristo, Deus veio ao nosso encontro, percorre os caminhos da nossa história, é o Salvador e Redentor do homem.

Seu coração misericordioso sempre esteve voltado para os necessitados de cuidado e salvação. Aprendamos a amar como Jesus amou

ORAÇÃO

Sagrado Coração de Jesus, Fonte de Misericórdia do Amor do Pai para nós, nós acreditamos, confiamos e esperamos em Vós!

Pe. Abílio Nunes, sdb