Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus ia caminhando por cidades e aldeias, a pregar e a anunciar a boa nova do reino de Deus. Acompanhavam-no os Doze, bem como algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades. Eram Maria, chamada Madalena, de quem tinham saído sete demónios, Joana, mulher de Cusa, administrador de Herodes, Susana e muitas outras, que serviam Jesus e os discípulos com os seus bens.
REFLEXÃO
Na sua vida apostólica, Jesus é acompanhado pelos Doze e por algumas mulheres, de entre as quais Maria de Magdala, que virão a encontrar-se de novo junto da Cruz, na sepultura do Senhor e diante do túmulo vazio, onde foram as primeiras a ver o Senhor ressuscitado. Porque O seguiram até à Cruz, também foram as primeiras a encontrá-l’O na ressurreição.
 O texto evangélico de hoje presta atenção especial à mulher conferindo-lhe uma dignidade e um papel fora do normal no seu tempo: São discípulas de Jesus e colaboradoras da sua evangelização
 Os mestres dos tempos de Jesus não consideravam aptas as mulheres para estudar e compreender a Torá. Além de uma marginalizada social, era uma pobre perante a salvação de Deus, uma crente de segunda categoria.
Nos evangelhos, porém, as mulheres aparecem como muito recetivas à mensagem de Cristo, começando por Maria a mãe do Senhor, até ao ponto de serem elas as primeiras que levam aos apóstolos a alegre notícia da ressurreição de Jesus.
Jesus restituiu à mulher o lugar que lhe corresponde no plano de Deus, segundo a sua dignidade pessoal idêntica à do homem. Recordemos a atitude de Jesus perante a mulher adúltera; na conversão da Samaritana, na amizade com Marta e Maria …
Pode ser decisivo o contributo da mulher para a missão da Igreja atual, apreciando efetivamente os valores femininos, fomentando a integração da mulher na comunidade eclesial e criando estruturas, lugares e sectores de responsabilidade, iniciativa e liberdade evangélica para a mulher cristã.
ORAÇÃO
Senhor nosso Deus Dai-nos a graça de vos servirmos com alegria e sinceridade de coração. Aumentai em nós a força do vosso espírito para nos aperfeiçoarmos na construção do Vosso Reino
VIDEO DE MEDITAÇÃO
As mulheres foram as primeiras que levam aos apóstolos a alegre notícia da ressurreição de Jesus.
Pe. Abílio Nunes, SDB