Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse então aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara». Depois chamou a Si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. Jesus deu-lhes também as seguintes instruções: «Ide às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça».

+-+

REFLEXÃO

Realizando a antiga profecia de Ezequiel (Ez 34,13-14) Jesus é o pastor autêntico que JHWH, movido de compaixão, enviou aos israelitas, «ovelhas sem pastor».(1)

Como JHWH teve compaixão de Israel, assim Jesus a tem pelo Seu povo porque não vê ninguém que cuide dele:estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor” Os chefes políticos e as  autoridades religiosas. Preocupados  com os próprios interesses, querem melhorar as suas vidas, e deixam de lado o povo faminto e doente.

Jesus, sensível às necessidades e às dores dos homens escolhe discípulos  comunica-lhes  os seus poderes e envia-os ao mundo para cuidar do seu rebanho confere-lhes a autoridade de expulsar os espíritos malignos e de curar os enfermos.

Os discípulos aceitam esta missão com total desprendimento «Recebestes de graça, dai de graça» tudo farão sem qualquer interesse.

A autoridade que Jesus confere é a força prodigiosa da sua Palavra capaz de debelar o mal e de criar um mundo novo.

Hoje a comunidade cristã é o povo depositário das promessas e da aliança entre Deus e a humanidade. A Igreja, é chamada a santificar o mundo,  viver no seu interior a a liberdade, a igualdade, a paz, o respeito pela pessoa humana; destinada a ser cidade colocada sobre o monte e lâmpada que ilumina a casa, precisa de ser a primeira a deixar-se iluminar pela Palavra de Deus.

Só respondendo à voz  Pastor e for  rebanho fiel a Deus, a comunidade cristã levará a cabo  a missão de  curar as doenças da  humanidade: a fome, as guerras, a violência, os ódios, os fanatismos, as intolerância.(8)

Oração

Senhor, que na Vossa misericórdia infinita, quereis que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade, vede como é grande a Vossa messe e enviai-lhes operários, para que seja anunciado o Evangelho a toda a criatura e o Vosso povo, reunido pela palavra da vida e sustentado pela força dos sacramentos, siga o caminho da salvação e da caridade.

Video de Meditação

O Senhor é meu pastor nada me pode faltar

Pe. Abílio Nunes, SDB