Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos a seguinte parábola: «Reparai na figueira e nas restantes árvores. Quando começam a deitar rebentos, ao vê-los, ficais a saber que o Verão está próximo. Assim também, quando virdes essas coisas, conhecereis que o Reino de Deus está próximo. Em verdade vos digo: Não passará esta geração sem que tudo se cumpra. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão-de passar.»

+-+-

REFLEXÃO

A parábola da figueira convida-nos a discernir os acontecimentos preditos por Jesus ao longo do seu discurso escatológico. Assim como os gomos  da figueira ou de qualquer árvore de folha caduca anunciam a proximidade da primavera o  cumprimento dos acontecimentos preditos por Jesus são  sinal precursor da manifestação gloriosa do Reino com a última vinda de Cristo em poder e majestade. O cristão entenderá por si mesmo que está iminente a primavera do reino de Deus.

Jesus ao dizer O céu e a terra passarão, mas a minha palavra não passará leva o crente a uma espera vigilante, ativa, e confiante ausentes de medo e insegurança sem a ideia fixa pelo quando, o como e o onde.

Cada homem vive o fim do mundo pois está consciente da limitação e da  sua própria morte mas sente a vida e  a cruz gloriosa de Cristo.

Es­te­ja­mos aten­tos di­an­te dos sin­ge­los si­nais de trans­for­ma­ções ou de tran­si­ções, pre­cur­so­res dos gran­des acon­te­ci­men­tos que ad­vi­rão.

As ver­da­des di­vul­ga­das por Je­sus tran­scen­dem o tem­po e o es­pa­ço por­quan­to são de ori­gem di­vi­na. Cum­pra­mos os de­ve­res que nos com­pe­tem sem pro­cras­ti­nar, lem­bran­do no dia a dia, a ca­da ma­nhã, des­sa ori­en­ta­ção do di­vi­no Mes­si­as: “O que vos di­go, di­go a to­dos: vi­gi­ai!”

ORAÇÃO

Hoje, Pai, saudamos com a alegria do vosso  Espírito a esplendorosa primavera do vosso  Reino entre nós.

Anima-nos a viver num clima de otimismo de esperança , pois vós  não quereis o temor e a angústia dos vossos  filhos

Fazei-nos   viver s sempre livres de pecado e protegidos de todo o perigo e tentação, enquanto aguardamos a gloriosa vinda do nosso salvador Jesus Cristo.

Meditação

Ao celebrarmos a Eucaristia depois da Consagração o sacerdote diz: Eis o mistério da Fé. A nossa resposta traduz  o desejo de viver constantes na expectativa do dia do Senhor. Escutemos o canto de aclamação

Pe. Abílio Nunes, SDB

.