Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, reuniu-se à volta de Jesus um grupo de fariseus e alguns escribas que tinham vindo de Jerusalém. Viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. – Na verdade, os fariseus e os judeus em geral só comem depois de lavar cuidadosamente as mãos, conforme a tradição dos antigos. Ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se terem lavado. E seguem muitos outros costumes a que se prenderam por tradição, como lavar os copos, os jarros e as vasilhas de cobre –. Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: «Porque não seguem os teus discípulos a tradição dos antigos, e comem sem lavar as mãos?». Jesus respondeu-lhes: «Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. É vão o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós deixais de lado o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens». Jesus acrescentou: «Sabeis muito bem desprezar o mandamento de Deus, para observar a vossa tradição. Porque Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’; e ainda: ‘Quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe deve morrer’. Mas vós dizeis que se alguém tiver bens para ajudar os seus pais necessitados, mas declarar esses bens como oferta sagrada, nesse caso fica dispensado de ajudar o pai ou a mãe. Deste modo anulais a palavra de Deus com a tradição que transmitis. E fazeis muitas coisas deste género».

Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

Os escribas e fariseus foram propositadamente a Galileia, para tentar impedir O ministério de Jesus e a expansão de Sua influência pois estava em conflito direto com as tradições do Judaísmo ortodoxo: Os seus discípulos comiam com as mãos impuras. Comer com as mãos impuras sem as lavar não era mera questão de higiene, antes tinha sentido religioso de pureza legal para evitar a possível impureza contraída no contacto de rua com pecadores e impuros.

Em resposta, Jesus cita o profeta Isaías: “Este povo aproxima-se de mim com a sua boca e honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens”  mostrando-lhes que o culto que prestam a Deus é vazio pois a doutrina que ensinam são preceitos humanos; Mostra-lhes  que há tradições que anulam os mandamentos de Deus e a titulo de exemplo cita o quarto mandamento que obriga os filhos a manter os pais em caso de necessidade ou doença mas quem consagrar os bens ao templo fica isento. E assim invalidam a Palavra de Deus mais importante que as tradições …

Para nós cristãos devemos dar um justo valor às manifestações exteriores tradicionais da religiosidade popular – jejuns, velas de lampadário, peregrinações, medalhas, água benta etc. se nos  levarem à interiorização da Palavra de Deus e nos conduzirem à oferta de nós mesmos como “vítimas agradáveis a Deus” e podermos exclamar como S. Paulo: “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas é  Cristo que  vive em mim.” (Gálatas 2.19-20)

 

ORAÇÃO

Ó Deus, fonte de sabedoria, permiti que Vosso Espírito ilumine a nossa mente de modo a poder amar-vos com pureza e entregarmo-nos à vossa vontade para darmos glória ao Vosso nome com a oferta de toda a nossa vida.

 

CANTO DE MEDITAÇÃO

A Fé é uma porta que abre a Deus as portas do nosso coração e nos transforma em homens novos criadores da história …Peçamos ao Senhor que nos dê um novo coração capaz de AMAR

 

https://www.eelmoh-dictof.com/da-nos-um-coracao-grande-para-ama-2/

 

Pe. Abílio Nunes, SDB