Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo:

Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando:

’Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia.’

Jesus respondeu: ‘Vou curá-lo.’

O oficial disse: ‘Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado.

Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um : ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz.’

Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: ‘Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé.

Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó.

+-+-+

REFLEXÃO

Os Judeus consideravam os estrangeiros impuros e indignos da salvação. O Evangelho de São Mateus, escrito para a comunidade cristã de Antioquia da Síria composta por judeus e por pagãos convertidos, pretendia acabar com esta mentalidade,

O texto coloca em cena um centurião, o qual, embora não pertencendo ao povo de Israel, implora a Jesus a cura do seu servo, revela a sua grande humildade e o respeito pelos costumes dos israelitas. Sabendo que os hebreus não podiam contactar com os pagãos, evita que Jesus se contamine entrando em sua casa. Basta uma ordem Sua para vencer a doença que aflige o seu criado.
Jesus ficou surpreendido com a grande fé deste homem e diz ‘Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu servo  ficará curado.”

A intenção do evangelista era levar os cristãos de ontem e de hoje a aprender a olhar com olhos novos os que  não pertencem à sua comunidade, a refutar  o  fanatismo, os fundamentalismos, as manifestações, mesmo violentas, a  recusar violência. Convida-nos à confrontação leal, o diálogo, o acolhimento, a fim de sermos sinal d’Aquele que «é a nossa paz, que veio anunciar a paz, paz para aqueles que estavam longe e paz para aqueles que estavam perto» (EF 2,14.17).

Vivemos atualmente uma oportunidade histórica de enriquecimento recíproco, se conseguirmos ultrapassar  as desconfianças mútuas vendo os outros diferentes de nós  com os olhos de Deus , irmãos a quem devemos  compreender e amar e a dar a  vida por eles.

Oração
Despertai, Senhor, nos Vossos fiéis, a vontade firme de se prepararem, pela prática das boas obras, para irem ao encontro de Cristo, de modo que, chamados um dia à Sua direita, mereçam alcançar o Reino dos Céus.

Video de Meditação
Só o mandamento do Amor pode indicar o caminho para a felicidade e para o bem . Escute      tente fixar alguns pensamentos

Pe. Abílio Nunes, SDB