EVANGELHO

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá.
Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio.
Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz:
«Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?
Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio.
Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».
Maria disse então: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem.
Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre».
Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.

REFLEXÃO

Na Festa de Visitação, introduzida no calendário da Igreja por Bonifácio IX, no século XIV, a Igreja propõe a reflexão do Evangelho Lc 1, 39-56.

Depois da Anunciação, Maria visita   a prima Isabel, prestes a ser mãe partilhando com ela a alegria das maravilhas operadas no seu íntimo.

Isabel, uma mulher já de idade avançada, profere humildemente as conhecidas palavras: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!”, enchendo-se do Espírito Santo e da alegria da presença de Deus.

Respondendo à saudação de sua prima e exultando na alegria do Espírito Santo, Maria deu glória ao Senhor com um cântico de louvor, o “Magnificat”.

Com as palavras «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da sua serva» Maria reconhece, em primeiro lugar, os dons singulares que Lhe foram concedidos e enumera depois os benefícios universais com que Deus favorece continuamente o género humano.

Deus na sua infinita misericórdia transforma os pequenos e fracos, em fortes e grandes. Na sua humildade   Maria exclama “O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome.”

O Espírito Santo é a forma como Deus reina em cada um de nós, nos ajuda a aprender na escola da Virgem Maria, a humildade e o serviço ao Senhor e aos irmãos.

A exemplo de Maria, reconheçamos humildemente como Deus age na nossa vida e expressamos com sinceridade: O senhor fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome

ORAÇÃO

Senhor Jesus, dai-nos a alegria em vos   procurar mais fervorosamente. Tornai-nos dóceis à inspiração do Espírito Santo, para podermos cantar sempre como Maria, as vossas maravilhas.

Pe. Abílio Nunes, sdb