Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: «Porque dizem os escribas que Elias tem de vir primeiro?» Jesus respondeu-lhes: «Certamente Elias há-de vir para restaurar todas as coisas. Eu vos digo, porém, que Elias já veio; mas, em vez de o reconhecerem, fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem será maltratado por eles». Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Baptista.
Palavra da salvação.
 
REFLEXÃO
Jesus esclarece o significado da profecia referente ao regresso de Elias. Elias já veio – assegura Ele – mas não foi reconhecido; pelo contrário, trataram-no como um anormal e teve o mesmo destino que todos os profetas, inclusive João Baptista, e o próprio Jesus.
Os verdadeiros profetas, os incendiários da Palavra de Deus pagam caro à sua geração o tributo da incompreensão.
Havia razões para reconhecer em João Batista o regresso de Elias, João Batista: austero «vestido de pelos de camelo e um cinto de couro na cintura» (Mt 3,4; 2Rs 1,8) e a com palavra caustica: «Eu batizo-vos com água para a conversão. Mas Aquele que vem depois de mim […] batizar-vos-á com Espírito San¬to e com fogo.» (Mt 3,11)
As suas ameaças de castigos terríveis escondiam uma alegre notícia: A alegria voltará aos corações arrependidos; o mundo mudará completamente são a pro¬messa de que está para despontar um mundo completamente renovado.
De que fogo fala João Batista? Era o próprio messias, feito um de nós, a sua boa nova …fogo esse que progressivamente iria purificar o mundo do pecado.
Se a mensagem dos profetas for cumprida e é-o de facto em muitos corações que sucede? O mundo antigo dos ódios e das discórdias será destruído e surjam «novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça» (2Pd 3,13).
Quando se fala em “fogo” referente à bíblia um crente timorato e desatento pensa logo nas das chamas do Inferno, preparado para o diabo e seus anjos, onde, no fim do mundo, serão lançados os pecadores (Mt 25,31-46). Estes textos devem ser entendidos como uma notícia alegre. O Senhor não conhece outro fogo senão o fogo do amor.
 
ORAÇÃO
Conduzi, Senhor, a Vossa família pelo caminho da salvação, para que, fiel aos ensinamentos do precursor, São João Batista, possamos ir confiadamente ao encontro de Cristo, por ele anunciado.
 
VIDEO DE REFLEXÃO
Ao amor que te arrasta não perguntes …
Um canto para nos mostrar a decisão de seguirmos sempre JESUS independentemente das situações adversas… Lancemos o fogo do nosso amor a todos os homens nossos irmãos… Deixemo-nos arrastar por Cristo.
https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/12/Frei-Hermano-da-Camara-Ao-amor-que-te-arrasta.-irei-contigo.mp4
 
Pe. Abílio Nunes, SDB