Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, os Apóstolos voltaram para junto de Jesus e contaram-Lhe tudo o que tinham feito e ensinado. Então Jesus disse-lhes: «Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco». De facto, havia sempre tanta gente a chegar e a partir que eles nem tinham tempo de comer. Partiram, então, de barco para um lugar isolado, sem mais ninguém. Vendo-os afastar-se, muitos perceberam para onde iam; e, de todas as cidades, acorreram a pé para aquele lugar e chegaram lá primeiro que eles. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-Se de toda aquela gente, porque eram como ovelhas sem pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.

REFLEXÃO

Nesta passagem, o evangelista revela-nos os sentimentos profundos de Jesus perante esse povo, errante e faminto…” e compadeceu-Se de toda aquela gente, porque eram como ovelhas sem pastor” (mc 6,34).

Desde o Antigo Testamento, o povo de Deus andava errante, sem alguém que os conduzisse por caminhos seguros. E é justamente nos Apóstolos de Cristo que ele encontra os pastores de que precisava. Por isso, no início do Evangelho, os Apóstolos reúnem-se com Jesus para contar “tudo o que haviam feito e ensinado” (Mc 6, 30).

O Evangelho também nos mostra a generosidade dos Apóstolos, que “não tinham tempo nem para comer” (Mc 6, 32), indicando que os pastores escolhidos por Jesus compreendiam que entregaram toda sua vida pela missão, gastando-se e desgastando-se por ela, sem instrumentalizá-la para se autopromoverem ou para obter privilégios e reconhecimento social.

Os anunciadores do Evangelho devem ser um exemplo de Vida a exemplo de Cristo. Como outrora e hoje as multidões esperam um salvador para os guiar no caminho da História e de responder às inquietantes perguntas: Quem somos? Para onde vamos? Será a morte um caminho para DEUS ou para o Nada?

A estas perguntas responderam os santos como Santa Águeda, cuja celebração a Igreja hoje nos propõe. Foi martirizada em 254 porque fez opção por Cristo defendendo corajosamente a sua Fé. “A minha salvação é Cristo”, disse corajosamente perante os seus algozes.

Felizes de nós se seguirmos radicalmente Jesus e formos capazes de dizer: Vale a pena viver por Cristo, com Cristo e em Cristo.

ORAÇÃO

Senhor Deus omnipotente, Pai misericordioso, enviai para a Vossa messe evangelizadores sábios e santos anunciadores do Reino de Paz e Perdão do vosso Filho Jesus

VIDEO DE MEDITAÇÃO

Continuadores da obra de Jesus cantemos: Anunciaremos teu reino, Senhor