EVANGELHO

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me». Alguns discípulos disseram entre si: «Que significa isto que nos diz: ‘Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me’, e ainda: ‘Eu vou para o Pai’?». E perguntavam: «Que é esse pouco tempo de que Ele fala? Não sabemos o que está a dizer». Jesus percebeu que O queriam interrogar e disse-lhes: «Procurais entre vós compreender as minhas palavras: ‘Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me’. Em verdade, em verdade vos digo: Chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria».

 

REFLEXÃO

As palavras de Jesus no Evangelho provocam um tal mal-entendido que os discípulos afirmam: “Não sabemos o que estás a dizer”. E aparentemente   tinham razão pois Jesus apresenta a história dos discípulos como um tempo   no qual Ele está ausente e ao mesmo tempo se torna presente. As suas afirmações   referem-se à iminente paixão/Ressurreição, mas também uma perspetiva eclesial: a atenção do texto está orientada para os crentes   que se encontram a viver entre o “Ja´” (a história de Jesus) e o “não ainda” (a plenitude que está para vir).

O Evangelho apresenta-nos duas realidades: A tristeza e aflição na qual se encontra todo o discípulo de Jesus perante um mundo alegre, sereno e despreocupado; e as misteriosas   palavras de Jesus “Não sabemos o que está a dizer”.

Jesus promete que a aflição se converterá em alegria.  A vida do crente baseia-se na alegria evangélica não ausente da Cruz passagem necessária para a vitória da ressurreição. Conhecemos dois tipos de alegria   – a do mundo -ser jovem, belo com dinheiro e sucesso e a outra mais profunda que nasce da paciência de amar e de aprender a amar.

Jesus convida-nos à paciência e à tranquila espera do Senhor. Muitas vezes no momento da tristeza fazemos perguntas ao Senhor, o porquê disso, o porquê daquilo? Mas de novo Senhor? E porque só eu? Será que não posso ter sossego

Se deixarmos Jesus entrar no nosso coração, se confiarmos Nele Ele nos dirá: No mundo sofrereis tribulações. Mas tende fé. Eu venci o mundo e comigo também vós vencereis. Portanto, se confiarmos ao Senhor as nossas tristezas chegaremos ao ponto de não questionarmos mais o Senhor. Façamos nossas as palavras de S.  Paulo: Quando sou fraco é que sou forte! Isso é confiar no Senhor, me torno fraco quando reconheço que só Jesus pode mudar a minha vida.

 

 

 

ORAÇÃO

Senhor que nos fizestes tomar parte no mistério da redenção concedei que vivamos sempre na alegria da ressurreição de Cristo.

 

Pe. Abílio Nunes, sdb