Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus viu um publicano chamado Levi, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu Jesus. Levi ofereceu-lhe um grande banquete em sua casa. Havia grande número de publicanos e de outras pessoas com eles à mesa. Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo aos discípulos: «Porque comeis e bebeis com os publicanos e os pecadores?» Então Jesus, tomando a palavra, disse-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, vim chamar os pecadores, para que se arrependam».

 

REFLEXÃO

Jesus prepara o pequeno grupo de discípulos para continuar a sua obra de salvação Ele escolhe quem quer: são pescadores, ou de uma humilde profissão. No Evangelho hoje fala do convite feito a um cobrador de impostos, profissão desprezada pelos judeus —que se consideravam perfeitos observantes da lei—, porque a viam como muito próxima a ter uma vida pecadora, já que cobravam impostos em nome do governador romano, a quem não queriam submeter-se.

Com uma palavra do Mestre, «Segue-me!» (Mt 9,9 Mateus deixa a profissão e em reconhecimento convida-o para um banquete juntamente com muitos amigos. Os fariseus, inimigos pessoais de Jesus, criticam a atitude pois Jesus entrara em casa de um pecador

Jesus Cristo diz “eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”. Ele compara o pecador a alguém que está doente e, por isso, precisa de médico para ser curado. Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes» (Mt 9,12). Jesus Cristo é o médico enviado pelo Pai para nos devolver a saúde, partindo do princípio de que todos nós precisamos de médico, pois somos doentes pelo pecado

Jesus continua a convidar a segui-lo, cada um segundo seu estado e profissão. Com certeza, Jesus pede-nos uma mudança de vida: Segui-lo com frequência, supõe deixar o homem velho do pecado para construir no seu íntimo o homem novo, entregue ao serviço de Deus»

 

ORAÇÃO

Senhor nosso Deus, que escolhestes o publicano Mateus para vosso Apóstolo, concedei-nos que, ajudados pelo seu exemplo e intercessão, Vos sigamos fielmente e nos entreguemos a Vós de todo o coração.

 

VIDEO DE MEDITAÇÃO

Chamamento de Mateus…

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2022/02/25-Jesus-chama-Mateus-Levi-um-publicano-cobrador-de-impostos-A-Biblia-Viva-25-96.mp4?_=5

 

Pe. Abílio Nunes, sdb