Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas.

Naquele tempo, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os mercadores.
Disse ele: “Está escrito: A minha casa é casa de oração! Mas vós a fizestes um covil de ladrões”.
Todos os dias ensinava no templo. Os príncipes dos sacerdotes, porém, os escribas e os chefes do povo procuravam tirar-lhe a vida.
Mas não sabiam como realizá-lo, porque todo o povo ficava suspenso de admiração, quando o ouvia falar.

Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

O gesto de Jesus purificando o templo adquire categoria de sinal profético que, por um lado, denuncia a corrupção do culto israelita e, por outro, anuncia o fim da religião da antiga aliança. Este gesto de Jesus desagradou aos chefes do povo que o tentavam eliminar.
Templo, altar, ritos e oferendas têm valor diante de Deus mas não basta. Para um culto vivo a Deus, conta mais a fé do crente e da comunidade; unidos a Cristo, adoram e louvam o Pai em espírito e em verdade.
No culto a Deus a primazia do espírito, da fé e do coração ocupa o lugar mais importante embora sejam necessária a manifestação exterior das formas religiosas e litúrgicas.
O culto verdadeiro, a autêntica religião e adoração, é uma resposta de fé à revelação de Deus. E tem duas direções que se cruzam: uma vertical, que vai de Deus ao homem e vice-versa (revelação/fé), e outra horizontal, que passa do crente e da comunidade cultual para,os outros homens, para a vida, para as realidades mundanas, ligando tudo intencionalmente com a linha vertical, com Deus.
Por isso a religião completa, em espírito e em verdade, é o culto da vida inteira:  Fidelidade à vontade de Deus e solidariedade com os irmãos, especialmente com os mais débeis e necessitados. Ao sair do templo em cada domingo, ou em cada dia, é quando conhecemos bem a verdade ou mentira da nossa religião.

 

ORAÇÃO

Bendito sejais, Pai, porque em Cristo, teu Filho, estabeleceste com o vosso povo uma aliança nova em que ele é religião, culto e templo novos. Concede-nos vencer a nossa passividade e inibição, sentindo-nos pedras vivas do templo do Espírito.

Queremos, Senhor passar do culto para a vida, o mundo, os irmãos, o trabalho e a família para vos podermos adorar como vós quereis com uma religião autêntica em espírito e em verdade.

 

MEDITAÇÃO

Que é ser religioso? Qual o verdadeiro culto de Deus?

https://www.eelmoh-dictof.com/11-19-jesus-expulsa-os-vendilhoes-do-templo/

.

Pe. Abílio Nunes, SDB