EVANGELHO

Jesus ressuscitou na manhã do primeiro dia da semana e apareceu em primeiro lugar a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demónios. Ela foi anunciar aos que tinham andado com Ele e estavam mergulhados em tristeza e pranto. Eles, porém, ouvindo dizer que Jesus estava vivo e fora visto por ela, não acreditaram. Depois disto, manifestou-Se com aspeto diferente a dois deles que iam a caminho do campo. E eles correram a anunciar aos outros, mas também não lhes deram crédito. Mais tarde apareceu aos Onze, quando eles estavam sentados à mesa, e censurou-os pela sua incredulidade e dureza de coração, porque não acreditaram naqueles que O tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: «Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura».

REFLEXÃO

Jesus ressuscitado apareceu a Madalena, a pecadora e fez dela a primeira anunciadora da notícia da Ressurreição; apareceu aos discípulos de Emaús e finalmente apareceu aos onze discípulos enviando-os a levar o evangelho a todas as criaturas «Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura».

Como a Igreja nos ensina, a evangelização é tarefa de todos os fiéis, que são chamados, pelo batismo, a ser discípulos missionários de Jesus Cristo. A missão não é tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã, não se limitando a um programa ou projeto. É o compartilhar da experiência e do acontecimento do encontro pessoal com Jesus Cristo, por Ele se apaixonando, em corajoso e alegre testemunho a todas as pessoas, tornando visível o Amor misericordioso do Pai, especialmente com os pobres e pecadores.

A alegria de sua ressurreição é, para nós, uma tarefa indispensável. O mandato de Jesus aos discípulos deve também ressoar nos nossos ouvidos, nós também somos seus discípulos. É preciso ir aonde   há tristezas, onde a alegria do ressuscitado não se fez ser sentida, nem os cantos de glória, puderam ser ouvidos. É preciso ir aonde há dor, aonde a única esperança é o aproximar-se do fim dos dias, é a morte. É preciso fazer-se ouvir. É preciso anunciar a todos esses, que a morte foi destruída e a vida saiu vitoriosa. O autor da vida, ferido na cruz, deu-nos vida, por sua morte.

Peçamos a coragem de anunciar o seu Evangelho, o que consiste fundamentalmente em anunciar o seu mistério pascal.

ORAÇÃO

Deus nosso Pai, queremos ser testemunhas do evangelho e demonstrar com a nossa vida que o amor é possível, Vence com a vossa graça os nossos medos e cobardias. Faz que reconheçamos Jesus, e ficaremos assombrados por aquilo que o seu Espírito pode realizar por nós.

Pe. Abílio Nunes, sdb