Naquele tempo, Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo.

Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

— Reflexão

Hoje a Igreja celebra a festa de Santa Maria Madalena  É mencionada entre os discípulos de Cristo, assistiu à sua morte e mereceu ser a primeira a ver o Redentor ressuscitado de entre os mortos (Jo 20,11-18). O seu culto difundiu-se na Igreja ocidental, sobretudo a partir do século XII.

O Evangelho de hoje,(Jo 20,11-18) narra a aparição de Cristo ressuscitado a Maria Madalena. Como ela também podemos fazer uma  travessia dolorosa até o reencontro da Páscoa.

Maria Madalena chora, mas busca(João 20,11-13:) busca o Jesus que tinha conhecido e com quem tinha convivido durante três anos.

Maria Madalena conversa com Jesus sem reconhecê-lo (João 20,14-15:) Tal como Os discípulos de Emaús viram Jesus, mas não o reconheceram (Lc 24,15-16). O mesmo acontece com Maria Madalena. Ela vê Jesus, mas não o reconhece. Pensa que é o jardineiro.  Ela ainda busca o Jesus do passado, o mesmo de três dias atrás. A imagem do Jesus do passado impede que ela reconheça o Jesus vivo, presente na frente dela.

Maria Madalena encontrou Cristo. Nós  descobrimo-lo cada dia através de uma fé despertada pelo amor aos irmãos “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mt 18,20)

Encontramo-lo na comunidade, unidos no amor de Cristo) celebrando  o memorial da sua  morte e ressurreição A nossa fé sempre renovada, em Cristo ressuscitado.

Após o encontro com Jesus, Maria saiu com uma missão, a de dar a conhecer a notícia aos seus irmãos.

Também nós somos convidados a anunciar pelo testemunho e pela palavra a Ressurreição de Cristo.

— Oração a santa Maria Madalena

‘Santa Maria Madalena, fostes chamada para ser testemunha da ressurreição de Jesus.

Trazei-nos  a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de Seu Filho Jesus Cristo. Agora, e para sempre. Amem.’

— Meditação

Escuta – Interioriza – Partilha