Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o mais pequeno no reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Baptista até agora, o reino dos Céus sofre violência e são os violentos que se apoderam dele. Porque todos os profetas e a Lei profetizaram até João. É ele, se quiserdes compreender, o Elias que estava para vir. Quem tem ouvidos oiça».

Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

João Baptista é maior que Abraão, Moisés, Elias e David porque a sua missão supera a de todos os que o precederam. Ele teve a missão de preparar o povo para  acolher o Messias de Deus e de O indicar já presente no mundo.
E no entanto, o mais pequeno no Reino dos Céus é maior do que ele. Quem é esse pequeno?
Com Jesus os critérios de grandeza deste mundo mudaram:  O  maior entre vós seja como o mais novo; e quem governa, seja como aquele que serve. Afinal, quem é o maior: aquele que está sentado à mesa, ou aquele que serve? Não é aquele que está sentado à mesa? Eu, porém, estou no meio de vós como quem serve.» (Lc 22,25-27)

O mais pequeno no Reino dos Céus é Jesus. Ele escolheu para si o último lugar, o dos escravos que deviam lavar os pés aos seus donos e aos quais estava reservada a morte de cruz.

Nesta perspetiva é que deve ser entendido o que se diz da violência. Desde os dias de João Baptista, o Reino dos Céus tem sido assaltado com violência, sofre perseguição porque quem acolhe as bem-aventuranças de Jesus é hostilizado por aqueles que dominam neste mundo (Mt 5,10-12). A violência necessária para apoderar-se do Reino dos Céus não é a que se faz contra outrem, mas é a violência contra si próprio,  contra a vontade própria de impor-se aos outros.

João Baptista, enviado a preparar a vinda do Messias, indicou o modo para O acolher, O maior entre os nascidos de mulher deve ceder o passo ao «mais pequeno no Reino dos Céus», a Jesus.

 

ORAÇÃO

Despertai, Senhor, os nossos corações para prepararmos os caminhos do vosso Filho unigénito, afim de que, pelo mistério da Sua vinda, possamos servir-Vos com espírito renovado.

 

VIDEO MEDITAÇÃO

Escutemos o testemunho humilde do precursor do Messias

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/12/TestemunhodeJoaoBatista.mp4

 

 

Pe Abílio Nunes, SDB