Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir procurar a que anda tresmalhada? E se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo que se alegra mais por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também, não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos».

Palavra da salvação.

+-+

REFLEXÃO

A parábola da ovelha perdida mostra-nos como Deus Pai não desiste da nossa salvação, e  está sempre em constante procura do pecador (“a ovelha” perdida).  Reconhecer o nosso pecado, as nossas transgressões arrastam-nos  para Deus.. Neste Evangelho, então, o próprio Jesus nos garante, que o Pai fica mais feliz ao nos resgatar quando estamos perdidos do que mesmo quando estamos sempre perto Dele.
De certo modo todos somos ovelhas desgarradas e precisamos de salvação e de abrigo. O   Senhor está sempre de braços abertos para nos acolher. O Pai não quer que nenhum de nós se perca, portanto, deixemo-nos encontrar pelo Pastor, que é Jesus. Não nos deixemos tomar por sentimento de culpa nem tampouco de comiseração ou nos fazer de vítimas diante dos atos que possam ter nos afastado de Deus, pois Ele olha-nos com amor e misericórdia.
Aproveitemos este tempo, para recomeçar uma vida nova, de endireitar o que está torto, enquanto estamos aqui na terra. Se sentir como ovelha fugida experimente fazer a   experiência da volta para Deus! Ele ficará feliz!
A parábola da ovelha perdida não deixa dúvidas sobre a intenção última de todas as vindas de Deus ao encontro dos homens: o Senhor não quer que nenhum se perca, nem sequer “um só destes pequeninos!” Ele vem ao nosso encontro, vem à procura dos que sofrem, dos que errem, dos que desistem… Ele oferece misericórdia e oferece-se a todos nós.

 

ORAÇÃO

Senhor que a nossa oração suba até vós e que suscite em nós , vossos servos, o desejo sindero  de chegar de coração purificado ao grande mistério da Encarnação de vosso Filho

 

Video de Meditação

Peçamos ao Senhor que reforce o sentido da nossa pertença a Ele. Peçamos-lhe o dom da alegria!…

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/12/Somosumpovoquealegrevai.mp4

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB