Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse a multidão a Jesus: «Que milagres fazes Tu, para que nós vejamos e acreditemos em Ti? Que obra realizas? No deserto os nossos pais comeram o maná, conforme está escrito: ‘Deu-lhes a comer um pão que veio do céu’». Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão que vem do Céu; meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão que vem do Céu. O pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo». Disseram-Lhe eles: «Senhor, dá-nos sempre desse pão». Jesus respondeu-lhes: «Eu sou o pão da vida: quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim nunca mais terá sede».

Palavra da salvação.

 

— Reflexão

A Palavra de Deus em Jo 6, 30-35 vai-nos introduzir no mistério da Eucaristia.

A multidão pede um milagre excecional como o do Maná (Vv 30-31). Mas o verdadeiro pão do Céu, responde Jesus, não é o maná que foi dado aos antepassados: “Em verdade vos digo que não foi Moisés quem vos deu o pão do céu, mas é meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

Então as pessoas, de acordo com a sua interpretação materialista do pão de que Cristo lhes fala dizem a Jesus: Senhor, dá-nos sempre desse pão. Este pedido favorece  a grande auto-revelação em que Jesus se identifica com o pão em questão: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”(v.35).

O senhor conduz-nos  ao mistério do Corpo e Sangue consagrados através da Santa Missa  Convida-nos  a participar na mesa do pão e vinho a participar no mistério da paixão e morte e ressurreição  que nos salvou, nos remiu que  nos traz a paz

Na nossa vida nós precisamos  ser expressão desse pão e desse vinho e tomarmos consciência que ao recebê-lo ficamos cheio da presença de Deus.  Mostremos às pessoas que Jesus vive no nosso coração não porque somos bons ou melhores que os outros mas porque Jesus quer ser conhecido através de nós através do serviço aos nossos irmãos.

 

— Oração

Bendizemos-te, Deus de nossos pais, porque na travessia do deserto da vida nos ofereces o maná do teu pão e da tua palavra, que é Cristo no sacramento da Eucaristia.

 

— Canto de Meditação

Eu sou o pão da Vida:   https://youtu.be/ni9O2NzrYR0

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB