Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas:

Naquele tempo, comentavam alguns que o templo estava adornado de belas pedras e de ofertas votivas. Jesus respondeu-lhes: «Virá o dia em que, de tudo isto que estais a contemplar, não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.» Perguntaram-lhe, então: «Mestre, quando sucederá isso? E qual será o sinal de que estas coisas estão para acontecer?» Ele respondeu: «Tende cuidado em não vos deixardes enganar, pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo. ‘ Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis; é necessário que estas coisas sucedam primeiro, mas não será logo o fim.» Disse-lhes depois: «Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terramotos e, em vários lugares, fomes e epidemias; haverá fenómenos apavorantes e grandes sinais no céu.»

—–

REFLEXÃO

Lucas acentua nesta passagem o significado cósmico da última vinda de Cristo; mas, afirma que cristãos não devem esperar que se lhes dê uma data concreta e próxima do regresso de Jesus, mas devem ter em mente uma longa etapa de espera e perseguição.

Jesus anuncia a destruição do templo de Jerusalém Apesar da sua imponente beleza, orgulho de todo o israelita, o templo será arrasado até não ficar pedra sobre pedra. Jesus, ao ser questionado sobre o quando, não responde agora diretamente; se bem que mais tarde especificará que “antes que passe esta geração” (21,32).

Agora previne os discípulos  sobre os falsos profetas e os adivinhos do fim. Nas descrições apocalípticas não há que dar valor literal a cada pormenor e fenómeno cósmico. As imagens pavorosas , própria deste género, é linguagem simbólica e simplesmente querem realçar o seguinte:  o mundo não é eterno, terá fim juntamente com a humanidade à qual Deus oferece a sua salvação por Cristo. Daí a necessidade de uma constante vigilância ativa

A mensagem bíblica recorda ao homem a sua condição finita, é verdade; mas não para o mergulhar no desespero, no desânimo ou na indiferença alienante, mas para o convidar a uma conversão pessoal; Não é anúncio de terror, mas de libertação e de esperança vigilante. Da transformação cósmica e do julgamento do Senhor surgirão o novo céu e a nova terra que esperamos, onde habitem a justiça e a paz messiânicas.

Neste texto descobrimos o importante papel da fé, alertada pela vigilância, para descobrir Deus que está vindo constantemente ao mundo dos humanos para nos salvar porque ele nos ama.

 

ORAÇÃO

Ajuda-nos, Senhor, a descobrir as vossas  constantes vindas no decurso da história de cada dia e de cada hora, no irmão que necessita da nossa ajuda e afecto, nos homens e mulheres que sofrem e te procuram, para que, caminhando na esperança da nova terra, alcancemos o novo céu em que habita a tua justiça.

 

VIDEO DE MEDITAÇÃO

Hora certa momento incerto

https://www.eelmoh-dictof.com/evangelho-encenado_-visao-do-futuro-lucas-21-5-19/

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB