Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus».

Palavra da salvação.

— Reflexão

A lei, no tempo de Jesus, era considerada pelas autoridades religiosas, um baluarte seguro onde residia toda a sabedoria humana e divina.

Jesus assume uma atitude respeitosa perante a lei mosaica: No Evangelho afirma “Não penseis que vim abolir a lei ou os profetas: não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento”. Jesus eleva a antiga lei mosaica e todo o Antigo Testamento a uma perfeição de plenitude.

Jesus não vem destruir a lei mosaica, veio dar-lhe com os seus ensinamentos e conduta pessoal um alcance novo e definitivo no qual se realiza em plenitude a finalidade que a lei pretendia. S. Paulo afirma expressamente: “O fim da lei é Cristo, para justificação de todo o que crê” (Rm 10,4).

A lei da nova aliança, alcança-se no mistério pascal de Cristo, Filho de Deus, morto e ressuscitado pela salvação do homem a quem Deus ama.

Os rabinos enumeravam até 613 preceitos na lei do Pentateuco, e classificavam-nos em grandes e pequenos, de acordo com a sua importância. A fiel observância de todos eles assegurava a justiça ou santidade de escribas e fariseus. Mas essa fidelidade a Deus não valia para alcançar o seu Reino, dirá Jesus, porque era autossuficiente e ficava-se pela letra.

A fidelidade do discípulo de Cristo terá de ultrapassar a dos escribas e fariseus mediante uma submissão amorosa à vontade de Deus. Esta vai mais além da observância da letra da lei, porque “se não sois melhores que os escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus”.

— Oração

Bendizemos-te, Senhor, Deus dos nossos pais, porque em Cristo Jesus realizaste com o teu povo um novo pacto de amor total e fidelidade plena. Concedei-nos cumprir sempre com amor a tua vontade.

Amen.

— Canto de Meditação