Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do sul levantar-se-á com os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».
Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

Jesus recrimina aos homens da sua geração a sua dureza de espírito, que recusa a conversão. Também nos convida hoje a refletir sobre as razões profundas a nossa participação na Eucaristia. Vamos lá, apenas para ouvir lindas palavras ou para a aplicarmos à nossa vida?

O exemplo a seguir é dado por Jesus quando fala dos habitantes de Ninive: Converter-nos constantemente ao Evangelho. Jesus escondido na sua Palavra também agora no meio da assembleia dos cristãos, faz-se de novo ouvir.

Os Judeus mostraram-se sempre incrédulos diante da Palavra do Mestre enquanto os ninivitas converteram-se radicalmente à boa nova veiculada pelo profeta Jonas   Juntamente com os ninivitas, a rainha do sul, a rainha de Saba, que veio de longe escutar a sabedoria de Salomão, será também testemunha de peso contra os contemporâneos de Cristo, pois apesar de ele ser maior que Salomão, não lhe prestam atenção.

Os Judeus, cientes da sua superioridade como povo eleito de Deus, sentiram-se sempre seguros de si mesmo. Viviam alienados do projeto de salvação, mas verão com surpresa que Deus destina a sua salvação as demais raças e nações, pois se compraz em perdoar a todo o pecador que se converte. Esta é a mensagem central que, em parábola, contém livro e o sinal do profeta Jonas.

Uma vez mais, nesta Quaresma a palavra de Deus   apresenta-nos a urgência da conversão perante os sinais que Deus nos dá de si mesmo.

Acolhamos com o coração humilde o convite de Deus à conversão.  Estamos sempre a tempo de recomeçar e de nos arrependermos da nossa enorme ingratidão para com Ele que é só Amor.

 

 ORAÇÃO

Senhor Jesus, mostra-nos a nossa indignidade, ensina-nos a arrepender-nos sinceramente, perdoa-nos na vossa misericórdia.

 

VIDEO MEDITAÇÃO

Precisamos constantemente de renascer para Deus e para os outros, reflexo de Deus. É preciso renascer!…

https://www.eelmoh-dictof.com/grupo-coral-renascer-e-preciso-renascer-giresse-luvaka/

 

 

Pe. Abílio Nunes, sdb