EVANGELHO

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria. A mulher, quando está para ser mãe, sente angústia, porque chegou a sua hora. Mas depois que deu à luz um filho, já não se lembra do sofrimento, pela alegria de ter dado um homem ao mundo. Também vós agora estais tristes; mas Eu hei-de ver-vos de novo e o vosso coração se alegrará e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. Nesse dia, não Me fareis nenhuma pergunta».

 

REFLEXÃO

A alegria do mundo e a sua tristeza são passageiras. O que permanece é a alegria daqueles que, perseverando nas situações de adversidade e sofrimento, vivem o amor em comunhão com o próximo, com Jesus e com o Pai.

Assim, no evangelho de hoje, Jesus dirige-se aos seus discípulos, e confirma-lhes: nada pode tirar a alegria daqueles que permanecem na palavra de Deus.

A tristeza que os discípulos sentem no momento da despedida de Jesus é passageira. Ao escrever estas palavras, João tem presente à situação de suas comunidades. Estas, vivendo momentos difíceis de perseguição, sentiam a ausência de Jesus e angustiavam-se. As palavras de Jesus consolam-nas e alegram-nas.  Jesus verá os discípulos novamente. Não por um retorno ao mundo, mas pela permanência dos discípulos nele e ele nos discípulos. Então não será necessário perguntar nada a Jesus, pois o Espírito Santo enviado conduzirá os discípulos à verdade plena.

  1. Paulo pergunta-nos hoje: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O Perigo? A espada? Romanos 8,35. Nada é capaz de separar do amor de Cristo um coração que se entrega a esse amor.

Este poderá ser o maior testemunho que podemos dar é exatamente esse de ser forte no Senhor, de ser alegre nas tribulações, de ser feliz nas provações, porque como diz a palavra nada pode nos separar desse amor.

Com todo o nosso coração e professemos a nossa fé nas palavras de Jesus e digamos: temos Jesus na nossa vida e nada nos pode tirar a alegria de tê-lo como nosso Senhor.

 

ORAÇÃO

Concedei, Senhor, que se realize em todo o mundo, pela pregação do Evangelho, a obra da salvação adquirida.

Pelo sacrifício de Cristo e se estenda a todos os homens a plenitude da adoção filial por Ele prometida.

 

 

Pe. Abílio Nunes, sdb