Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seg. São Marcos

O Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos chegaram a Betsaida. Trouxeram-Lhe então um cego, suplicando-Lhe que o tocasse. Jesus tomou o cego pela mão e levou-o para fora da localidade. Depois deitou-lhe saliva nos olhos, impôs-lhe as mãos e perguntou-lhe: «Vês alguma coisa?». Ele abriu os olhos e disse: «Vejo as pessoas, que parecem árvores a andar». Em seguida, Jesus impôs-lhe novamente as mãos sobre os olhos e ele começou a ver bem: ficou restabelecido e via tudo claramente. Então Jesus mandou-o para casa e disse-lhe: «Não entres sequer na povoação».

Palavra da salvação.

REFLEXÃO

A cura do cego de Betsaida acontece depois do terceiro anúncio do Messias sofredor. Os discípulos necessitam de curar a sua cegueira espiritual. Ainda não tinham percebido a identidade do Messias e nem as condições de pertencer ao seu reino (Lc 18,34). Estão cegos e necessitam da luz da fé para vencer a sua cegueira espiritual…

Este cego é o símbolo da caminhada da Fé dos discípulo de Jesus de todos os tempos que adquirem a fé lenta e gradualmente esperam a glória da ressurreição a exemplo de todos os Santos como S. Paulo e Santo Agostinho.

Jesus, como em todos os milagres, mostra sempre a sua misericórdia voltando-se para a pessoa necessitada dispondo-se a curá-la.

No episódio de hoje verificamos como Jesus pegou o cego pela mão; tirou-o do meio da multidão; cuspiu nos olhos dele; colocou as mãos sobre ele; indagou dele se já estava enxergando; depois colocou novamente as mãos sobre os seus olhos.

A cada dia o Senhor quer fazer em nós uma obra nova e é por isso, que necessitamos de cura para enxergar direito de acordo com a visão de Deus.

O autêntico cristão com sua constante oração transforma-se e transforma os outros adquirindo olhos novos, para ver a vida, o mundo, as pessoas e as coisas a partir de Deus e discernir o caminho a percorrer.

ORAÇÃO

Fazei, Senhor, que o vosso amor desperte a nossa fé curando a nossa cegueira, para poder ver tudo com os olhos novos da fé: os critérios de Jesus. Assim seguir-vos-emos impulsionados pela força da vossa ternura, como homens e mulheres novos, guiados pelo vosso Espírito.

MEDITAÇÃO

Escutemos esta oração poderosa contida no Salmo 85(84): para iluminar os nossos caminhos

Pe Abílio Nunes, SDB