Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim.

vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.

Disse-vos estas palavras para não sucumbirdes. Hão-de expulsar-vos das sinagogas; e mais ainda, aproxima-se a hora em que todo aquele que vos matar julgará que presta culto a Deus.

Procederão assim por não terem conhecido o Pai, nem Me terem conhecido a Mim.

Mas Eu disse-vos isto, para que, ao chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo tinha dito».
Palavra da salvação.

 

— Reflexão

O acontecimento da Ressurreição do Senhor  transformou o coração dos Apóstolos: de tímidos e ambiciosos passaram a ser audazes e servidores da Boa Nova. Diante do tribunal judeu proclamam abertamente que é preciso obedecer antes a Deus que aos homens.

A prometida vinda do Espírito Santo fez-lhes compreender o mistério da morte e ressurreição de Cristo; deu-lhes força para o pregar e compreender os acontecimentos da vida humana de Cristo e o sentido das suas próprias vidas expressas na mensagem:

Quando vos entregarem não vos preocupeis em saber como ou o que haveis de falar; não sereis vós que falareis, mas o Espírito de vosso Pai falará em vós” (Mt 10,19s).

Como outrora também hoje o crente pode estar seguro da vitória definitiva com Cristo sobre o mal do mundo o Paráclito ajudará o crente a manter-se firme no seu testemunho corajoso da fé evitando uma atitude triunfalista nos tempos de paz ou acomodatícia nos momentos de adversidade; O seu testemunho exige sempre um porte humilde, servo, por vezes incómodo mas sempre alegres. Como S. Paulo sabe sentir a força do Espírito que atua na sua fragilidade humana:

“Oprimem-nos, mas não nos esmagam; . Incessantemente e por toda a parte trazemos no nosso corpo a morte de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nós” (2Cor 4,8ss).

Cientes da presença da companhia do Espírito de Jesus também nós somos capazes a irradiar de maneira simples e espontânea, a nossa fé e esperança nos valores superiores.

Com Ele no nosso coração temos certa a Vitória somos de Cristo até morrer…

 

— Oração        

Pai, nós vos bendizemos, porque em todos os tempos concedeis energias novas à vossa Igreja e ao longo da caminhada admiravelmente a guiais e protegeis.

 

— Canto de Meditação 

Vem Espírito Santo 

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/04/vinde-espiritoSanto.mp4?_=0

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB