Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «A todo aquele que Me tiver reconhecido diante dos homens também o Filho do homem o reconhecerá diante dos Anjos de Deus. Mas quem Me tiver negado diante dos homens será negado diante dos Anjos de Deus. E todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado; mas quem tiver blasfemado contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de responder nem com o que haveis de dizer em vossa defesa. O Espírito Santo vos ensinará naquela hora o que haveis de dizer».

 

Reflexão

A atitude do discípulo de Jesus perante os homens dita o seu destino pessoal definitivo. Aquele que o confessa sem medo é o que persevera até ao fim e se salva. Mas o que se acobarda e renega Jesus, ele mesmo se autodestrói; querendo salvar a sua vida, acabará por perdê-la. Tomar partido por Cristo significa também e necessariamente mostrar-se eficazmente solidário com o próximo, em especial com os mais desfavorecidos e acreditar sempre que Ele estará sempre ao lado dos seus discípulos sobretudo nos momentos de perseguição. A força do Espírito que actuou nele continuará a actuar em nós seus discípulos. Por isso, quando forem perseguidos e levados perante os tribunais, não devem preocupar-se com o que vão dizer ou com a maneira de se defenderem, porque o Espírito Santo os inspirará, como aos profetas.

Tudo isto nos adverte de que a fé é para a vida e não algo meramente intimista e privado. Uma fé sem obras nem testemunho, uma fé que não a tua pela caridade, não nos salva.

Reflecte-se aqui o entusiasmo das comunidades apostólicas, e do evangelista Lucas em particular, sobre a assistência do Espírito Santo nos processos de que foram objecto os primeiros cristãos. Disso temos certeza pelo livro dos Actos, em que se destacam os admiráveis discursos dos apóstolos Pedro e Paulo.

Nós, cristãos de hoje, precisamos de ser homens e mulheres possuídos do Espírito, testemunhas corajosas e audazes do evangelho de Jesus.

 

ORAÇÃO

Damos-te graças, Pai, pelo dom do vosso  Espírito ,  presença perene de Jesus entre nós que E nos recorda as sua palavras de vida, assistindo-nos no duro momento da prova.

Senhor, cremos em vós , e com a alegria do Espírito queremos ser testemunhas fiéis de Cristo e do seu evangelho.

 

Video de meditação

O Espírito Santo vos ensinará naquela hora o que haveis de dizer». Invoquemo-lo com fé e amor …

Veni creator spiritus

https://www.eelmoh-dictof.com/videos/1116VeniCreatorspiritus%20.mp4

 

Pe. Abílio Nunes, SDB