EVANGELHO

Naquele tempo,

chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz um filho.

Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe tinha feito tão grande benefício e congratularam-se com ela.

Oito dias depois, vieram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias.

Mas a mãe interveio e disse:

«Não, Ele vai chamar-se João».

Disseram-lhe:

«Não há ninguém da tua família que tenha esse nome».

Perguntaram então ao pai, por meio de sinais, como queria que o menino se chamasse.

O pai pediu uma tábua e escreveu:

«O seu nome é João».

Todos ficaram admirados.

Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua e começou a falar, bendizendo a Deus.

Todos os vizinhos se encheram de temor e por toda a região montanhosa da Judeia se divulgaram estes factos.

Quantos os ouviam contar guardavam-nos em seu coração e diziam:

«Quem virá a ser este menino?».

Na verdade, a mão do Senhor estava com ele.

O menino ia crescendo e o seu espírito fortalecia-se.

E foi habitar no deserto até ao dia em que se manifestou a Israel.

REFLEXÃO

A Natividade de João Batista é uma festa litúrgica de alto nível, mantida nas igrejas Católica Romana, Anglicana e Luterana O aparecimento de S. João Batista lança uma luz de esperança para a humanidade.

O povo oprimido aguardava ansiosamente o Salvador. Os crentes clamavam: “Quando virá Senhor o dia em que apareça o Salvador e soe o brado de alegria nasceu do mundo o salvador “. Quando apareceu João Baptista, filho de Zacarias, a alegria foi grande e em toda a região da Judeia perguntava-se: «O que irá ser este menino?» (Lc 1,66).

João foi um homem de Deus, humilde, modesto e penitente; um homem totalmente voltado para a causa do Senhor e para preparar Seus caminhos. Por isso, ele assume um papel fundamental na compreensão do mistério da vinda de Cristo, o Messias. João Baptista era um homem de caráter, firme. Dizia abertamente a verdade e não se rendia perante os poderosos dizendo sem medo as inspirações dizer aquilo que Deus lhe inspirava. Profeta? Mais até que profeta. Foi-lhe confiada uma missão superior: preparar o povo para acolher o Messias.

Somos convidados hoje a seguir São João Baptista escutando as suas palavras e acolher a sua mensagem O regresso a uma vida simples e atenta às necessidades primárias dos irmãos – ensina-nos João Baptista – é condição indispensável para recuperar a sensibilidade espiritual aos apelos de Deus e reconhecer o seu Messias.

ORAÇÃO

Senhor; que enviastes São João Baptista a preparar o Vosso Povo para a vinda do Messias, concedei à Vossa família o dom da alegria espiritual e guiai o coração dos fiéis no caminho da salvação e da paz

Pe. Abílio Nunes, sdb