Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se para a região de Tiro e Sidónia. Entrou numa casa e não queria que ninguém o soubesse. Mas não pôde passar despercebido, pois logo uma mulher, cuja filha tinha um espírito impuro, ao ouvir falar d’Ele, veio prostrar-se a seus pés. A mulher era pagã, siro-fenícia de nascimento, e pediu-Lhe que expulsasse o demónio de sua filha. Mas Jesus respondeu-lhe: «Deixa primeiro que os filhos estejam saciados, pois não está certo tirar o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos». Ela, porém, disse: «Senhor, também é verdade que os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas das crianças». Então Jesus respondeu-lhe: «Dizes muito bem. Podes voltar para casa, porque o demónio já saiu da tua filha». Ela voltou para casa e encontrou a criança deitada na cama. O demónio tinha saído.

Palavra da salvação.

REFLEXÃO

A consciência de eleição levou o judaísmo a fechar-se sobre si mesmo e a instrumentalizar-se em função do seu próprio nacionalismo. Devido a isto perdeu a consciência do carácter universal da salvação e com ela a ação missionária. A conceção de Deus do judaísmo discrimina o gentio, sinónimo de pecador, do judeu que, só por isso, é justo.

O texto evangélico de hoje (Mc 7.24-30) apresenta-nos como protagonista uma “pecadora” estrangeira, pagã, que despedaçada pela dor da filha doente ousa ultrapassar todos os preconceitos de raça, sexo, nação, religião, infringe a “lei” da distância social; corre ao encontro do Mestre,  aguarda com paciência ser atendida; suplica-lhe; não se deixa vencer pela aparente recusa de Jesus que lhe põe obstáculos para testar sua FÉ: “não está certo tirar o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos» .

A resposta pronta e decidida comove o Filho de Deus porque como mãe desvelada prova-lhe que ama a filha e acredita nEle a quem chama ““Kyrios”” «Senhor, também é verdade que os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas das crianças».

Aprendamos da Cananeia a rezar com fé, confiança, humildade e perseverança por todos os que sofrem neste momento sobretudo as vítimas do inimigo invisível e letal o Covid19, sejam eles nossos irmãos, netos, filhos, pais, avós, familiares etc.

Neste dia em que celebramos Santa Escolástica fundadora das Beneditinas, notável pelo seu espírito de oração, sigamos o seu exemplo de fé e confiança total a Jesus que nos diz “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.” (Mt 7,7)

ORAÇÃO

Senhor Deus, fonte da inteligência e da fé, fazei que todos os homens, movidos pelo vosso Espírito, Vos procurem de coração sincero e vejam a Vossa salvação.

CANTO DE MEDITAÇÃO

Cristo, cabeça da Igreja, derrama o Espírito Santo em seus membros; e assim Ele constrói, fortalece, instrui, anima e santifica a Igreja. Ela é o Sacramento da comunhão da Santíssima Trindade e dos homens. Com a sua força abrimo-nos ao Amor…

Pe. Abílio Nunes, SDB