EVANGELHO

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e orou deste modo: «Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que Me deste, para que sejam um, como Nós. Quando Eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que Me deste. Guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição; e assim se cumpriu a Escritura. Mas agora vou para Ti; e digo isto no mundo, para que eles tenham em si mesmos a plenitude da minha alegria. Dei-lhes a tua palavra e o mundo odiou-os, por não serem do mundo, como Eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Eles não são do mundo, como Eu não sou do mundo. Consagra-os na verdade. A tua palavra é a verdade. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo. Eu consagro-Me por eles, para que também eles sejam consagrados na verdade».

 

REFLEXÕES

«Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que Me deste, para que sejam um, como Nós»

Jesus convida-nos a uma perfeita unidade como a que existe entre o Pai e o Filho.

Constatamos que nos sentimos em conflito. Mas quando o Espírito ilumina a nossa consciência, somos impelidos a procurar a verdade. Porém as tentações a que a carne está sujeita, podem dominar o espírito. Paulo disse:

<Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo > (Romanos 7:19.)

Como homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.” (Romanos 7:21–23)

Jesus também era um Ser de carne e espírito, mas não cedeu às tentações. Podemos sempre voltar-nos a Ele ao buscarmos unidade e paz porque Ele compreende a nossa luta e também como podemos vencê-la. Como disse Paulo: “(…) não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hebreus 4:15)

Mais importante ainda, podemos contar com Ele para ajudar a restaurar a unidade interior de nossa alma. Á medida que nos esforçamos a cada dia e a cada semana para seguir o caminho de Cristo, sentimos mais harmonia entre a parte espiritual e a física, até que nosso corpo físico seja transformado de “instrumentos de iniquidade” para “instrumentos de justiça para Deus (Rom 6:13).

 

 

ORAÇÃO

Damos-te graças, Deus Pai, porque em Cristo nos escolheste e nos consagraste na verdade para viver contigo e com ele sem ser do mundo.

Dá-nos força para sermos porta-vozes da boa nova e acompanharmos os nossos irmãos os homens na difícil conquista do sentido da vida.

E a todos os que sofrem contrariedades por tua causa dá-lhes, Senhor, o vosso Espírito de paz e de alegria na dor.

Ámen

 

 

Pe. Abílio Nunes, sdb