Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, João disse a Jesus: «Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome e procurámos impedir-lho, porque ele não anda connosco». Jesus respondeu: «Não o proibais; porque ninguém pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de Mim. Quem não é contra nós é por nós».

Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO

Segundo lemos em Mc 9, 38-40 os discípulos de Jesus proibiram um exorcista de expulsar demónios em nome de Cristo pois não pertencia ao seu grupo. Porém Jesus diz: “Não o impeçais, porque quem faz milagres em meu nome não pode, a seguir, falar mal de mim. O que não está contra nós, está a nosso favor”.
Muitas vezes, egoisticamente, nós pretendemos ser os donos da verdade e compreendemos que somente nós ou nossa Comunidade, ou mesmo a nossa Igreja Católica, tem a primazia da salvação de Jesus e que pode fazer prodígios e milagres no meio da nossa gente.

A escola de Jesus não é fechada nem exclusivista. Ele é, realmente, o Caminho e a Verdade; e todo aquele que procede bem e de boa fé já avança pelos seus caminhos, mesmo que o não saiba. E aqueles que já têm a graça de O conhecer hão-de de olhar com simpatia os que se esforçam por ir ao seu encontro, para que finalmente todos venham a reunir-se no mesmo e único redil do único Pastor.

A pertença eclesial não é o único critério de adesão a Cristo e ao reino de Deus. E este Reino não se autolimita ao âmbito da Igreja, antes vive em todos os homens e mulheres de boa vontade, ainda que não participem connosco na Igreja

Peçamos ao Senhor para purificar o nosso olhar para ver todos, independentemente da sua raça, credo ou profissão, como pessoas de boa vontade.

 

ORAÇÃO

Livra-nos, Senhor, de todo o sectarismo, intransigência e mesquinha estreiteza de espírito frente aos outros; e torna-nos uma comunidade de portas abertas para quantos te procuram com retidão e sinceridade.

 

CANTO DE MEDITAÇÃO

Se houver a verdadeira caridade os cristãos estão aptos a ultrapassar todos os problemas

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2022/02/Onde-haja-caridade-e-amor-Manuel-Simoes.mp3

 

Pe. Abílio Nunes, SDB