Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.

Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.

— Reflexão

A Igreja celebra hoje a festa de Santa Brígida Nasceu na Suécia em 1303; Depois da vida exemplar como esposa e mãe de oito filhos entregou-se, depois da morte do marido a uma vida de maior união com Deus Fundou a Ordem religiosa a Ordem do Santíssimo Salvador. Deixou muitas obras sobre as suas experiências místicas Empreendeu peregrinações de penitência e escreveu muitas obras em que narra as suas experiências místicas. Morreu em Roma no ano 1373.

A Igreja escolheu para este dia de festa o Evangelho Jo 15, 1-8 cujo tema fundamental é «Quem permanece em Mim e Eu nele dá fruto abundante»

A ideia central do evangelho de hoje é a união permanente do discípulo com Jesus mediante o amor, o cumprimento dos seus mandamentos.

O amor mútuo do Pai e do Filho, passa de Cristo para o discípulo e deste para os irmãos. Jesus diz: “Como o Pai me amou, assim eu vos amei; permanecei no meu amor”..

E como permanecer no amor de Cristo?

“Se observais os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor”, diz Jesus, porque “aquele que me ama guardará a minha palavra.

Amar Jesus é guardar os seus mandamentos. A relação existente entre o amor e a obediência é muito estreita; apoiam-se e completam-se mutuamente. Quando o amor leva a sacrificar o próprio querer para se conformar com a vontade do outro, conseguindo a fusão de vontades, então o amor é maduro e realiza-se o que dizia S. João da Cruz: “Amada no amado transformada”. A felicidade está em relação directa com a capacidade de sacrifício.

O amor e a obediência unidos criam alegria gozosa. Por isso Cristo comunica a sua alegria aos seus, como uma antecipação da felicidade eterna de amar e ser amados. “Disse-vos isto para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

O amor gera alegria quando é totalmente livre, isto é, quando está completamente isento de egoísmo e interesse próprio.

“O amor é compreensivo e prestável, não é invejoso, não é egoísta, não se alegra com a injustiça mas regozija-se com a verdade, tudo desculpa, tudo espera, tudo suporta” (ICor 13,4ss).

— Oração

Concedei-nos, Pai Santo, que permaneçamos no amor de Jesus para dar fruto abundante de fé, paz e alegria.

Senhor Jesus, inundai-nos com a vossa alegria no Espírito para que a nossa felicidade chegue à plenitude em vós e testemunhemos perante os outros o vosso amor e a vossa alegria.

— Canto de Meditação

Escuta – Interioriza – Partilha