Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».

 

 

— Reflexão 

Peregrinos deste mundo, somos convidados a administrar a nossa vida seguindo a mensagem de Jesus Cristo que nos diz em “Vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Na relação com Ele conseguimos suportar a aridez do deserto e enfrentar todas as situações mais adversas: O desprezo, o sofrimento físico , a perseguição e até a morte.

Para que o povo percebesse o alcance da sua mensagem o mestre da Galileia serviu-se de comparações, com imagens tiradas do mundo rural. Hoje nesta passagem de jo 15, 1-8 diz-nos :

Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanece na videira, assim também vós se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos; o que permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

Em S. João, a videira é o símbolo de Jesus e dos crentes. Cristo diz que ele é a “verdadeira” videira, o novo Israel. Nesta todos os povos têm lugar e todos convidados a permanecer nEle e dar muitos frutos.

À iniciativa de um Deus que ama o mundo e lhe entrega o seu Filho querido, deve responder o homem com um amor provado pela obediência. Eis aí o núcleo essencial da fé cristã de todo o discípulo de Cristo. “Aquele que me ama guardará a minha palavra”, dizia Jesus (14,23).

Ser cristão, ser discípulo de Cristo significa permanecer unido a Jesus pelo amor e a obediência da fé. Por isso Jesus repete: Permanecei no meu amor, porque sem mim nada podeis fazer.

 

 

— Oração 

Somos a vossa vinha, Senhor, o povo que vós amais ; e graças a Jesus podemos ter vida em nós e produzir fruto se permanecemos unidos a Ele.

 

 

— Canto de meditação  

Eu sou a videira e vós os ramos

https://youtu.be/o4MbiXFeFNI

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB