EVANGELHO

Naquele tempo, disse Jesus aos seus Apóstolos: «Ide e proclamai que está próximo o reino dos Céus.

Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios.

Recebestes de graça; dai de graça.

Não adquirais ouro, prata ou cobre, para guardardes nas vossas bolsas; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; porque o trabalhador merece o seu sustento.

Quando entrardes em alguma cidade ou aldeia, procurai saber de alguém que seja digno e ficai em sua casa até partirdes daquele lugar.

Ao entrardes na casa, saudai-a, e se for digna, desça a vossa paz sobre ela; mas se não for digna, volte para vós a vossa paz».

REFLEXÃO

A Igreja celebra hoje a memória de S. Barnabé, Apóstolo. Pregou o Evangelho em Antioquia e introduziu entre os irmãos Saulo de Tarso, recém-convertido, acompanhando-o também na sua primeira viagem para evangelizar a Ásia. Participou no Concílio de Jerusalém e, voltando para a ilha de Chipre, sua pátria, aí propagou o Evangelho.

O Evangelho proposto nesta celebração é o 10º capítulo de S. Mateus. Jesus apresenta   instruções muito concretas para os apóstolos cumprirem adequadamente a sua tarefa evangelizadora: “Ide e proclamai que o Reino dos céus está próximo…”

A missão dos enviados assenta na gratuitidade da sua oferta, desprendimento absoluto e relações de paz com os evangelizados, tanto na hospitalidade como na rejeição. “O que recebestes grátis, dai-o grátis. Não leveis no cinto ouro, prata nem cobre; nem sequer alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado…».

A única bagagem do apóstolo, segundo Jesus, deve ser a sua palavra e a sua pobreza.”.

Devem reconhecer que tudo receberam de Deus forma mais profunda de pobreza de espírito, que leva a partilhar tudo no amor fraterno o. A gratuitidade é um sinal do autêntico enviado

Aqueles que Deus envia são portadores da Salvação de Deus: Por isso acolhê-los ou rejeitá-los é acolher ou rejeitar Aquele de quem são mensageiros.

Cristãos comprometidos com a Boa Nova do Evangelho participemos ativa e entusiasticamente em qualquer lugar, em qualquer circunstância, em qualquer tempo na construção do Reino de Deus, aqui e agora.

ORAÇÃO

Bendito sejas, Pai, Deus dos apóstolos e profetas, por Jesus Cristo, vosso primeiro enviado em missão de paz para anunciar aos pobres a alegria da libertação.

Pe. Abílio Nunes, sdb