Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando orardes, não digais muitas palavras, como os pagãos, porque pensam que serão atendidos por falarem muito. Não sejais como eles, porque o vosso Pai bem sabe do que precisais, antes de vós Lho pedirdes. Orai assim: ‘Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal’. Porque se perdoardes aos homens as suas faltas, também o vosso Pai celeste vos perdoará. Mas se não perdoardes aos homens, também o vosso Pai não vos perdoará as vossas faltas».

 

REFLEXÃO

A oração proveniente   de um   coração crente, entregue constantemente à meditação da Palavra de Deus, constrói o reino de Deus no seu íntimo. “Deus não precisa de muitas palavras O Pai do Céu conhece as nossas necessidades antes de lhas pedirmos”.

O melhor resumo da oração cristã, o Pai nosso, contém as três primeiras petições diretamente a Deus Pai: desejamos a santificação do seu nome, proclamamos a vinda do seu Reino e submetemo-nos à sua vontade.  A segunda parte do Pai-nosso são quatro petições : Pedimos  o pão de cada dia, isto é, o sustento material, o pão da palavra e o pão eucarístico; o perdão das nossas ofensas a Deus, condicionado ao perdão concedido  aos irmãos; a proteção  nas tentações de cada dia e, sobretudo, na grande prova final dos crentes perante o assalto do maligno, para não renegar Deus e Cristo, e, finalmente, o vermo-nos livres de todo o mal para podermos servir fielmente a Deus e ao próximo em todos e cada um dos dias da nossa vida.

A conclusão do texto evangélico de hoje volta à quinta petição, a do perdão, para insistir na reconciliação fraterna. Se Deus nos perdoa gratuita e pessoalmente, podemos e devemos imitar essa generosidade divina perdoando as ofensas aos nossos irmãos. Amamos os outros com o amor semelhante ao de Deus.

Necessitamos de muitas coisas para a subsistência de cada dia. Por isso Jesus nos ensinou a rezar: Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia e a colaborar na sua aquisição sem espírito de ganância…

 

ORAÇÃO

Deus, Pai nosso, Pai do Céu, ensinai-nos a pôr toda a nossa confiança em Vós.Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia, Senhor, e libertai-nos da angústia obsessiva do amanhã, para ,seguindo os critérios de Jesus, partilharmos o nosso pão com o faminto e, procurarmos sobretudo o vosso Reino e a vossa justiça.

 

CANTO DE MEDITAÇÃO

Meditemos o Pai Nosso com o canto de louvor

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2022/03/Junto-ao-Mar-Pai-Nosso-Galego.mp3

 

 

Pe. Abílio Nunes, sdb