Evangelho segundo S. Lucas

Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. Disse-lhes: A messe é grande, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande mais operários! Ide. Eis que vos envio como cordeiros entre lobos. Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado, e a ninguém saudeis pelo caminho. Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela retornará para vós. Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que vos servir. 9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.  Ide. Eis que vos envio como cordeiros entre lobos.

REFLEXÃO

A Igreja celebra hoje a festa dos Santos Cirilo e Metódio: Padroeiros da Europa, anunciadores do Evangelho, obreiros da solidariedade, artífices da paz. Foram seguidores de Cristo e incansáveis pregadores da Palavra de Deus a exemplo dos 72 discípulos enviados por Cristo

Jesus, diz que a messe é imensa, mas os trabalhadores são poucos diante da imensidão da missão que ele tem pela frente e da qual os participantes. É um trabalho gigantesco, e nunca haverá trabalhadores suficientes; só o Pai pode chamá-los e enviá-los, por isso, é necessário rezar a Ele, pedindo que chame mais pessoas.

Como outrora os discípulos, como S. Cirilo e S. Metódio, desde o dia do nosso batismo comprometemo-nos a trabalhar como colaboradores no seu Reino, como cordeiros no meio dos lobos vivendo em Comunhão com Ele, para Ele não temendo as inevitáveis consequências. Assim temos garantido o caminho da verdadeira felicidade expressa na mensagem “Vim para que tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Alimentados pela Palavra e pelo Pão Eucarístico testemunhamos serenamente a vida divina no trabalho e serviço aos irmãos mesmo correndo o risco de, como os profetas de todos os tempos, pagarmos bem caro o tributo da incompreensão, da perseguição e até o martírio.

Peregrinos do Transcendente a caminho da Pátria Celeste carreguemos com amor a nossa Cruz dolorosa, mas gloriosa. Cada sexta feira santa esconde uma Páscoa florida da Ressurreição. Com a bandeira da FÉ respiremos a alegria de viver e deixemos o Divino Espírito Santo orientar todas nossas atividades ao longo de cada dia da nossa existência.

ORAÇÃO

Divino Espírito Santo dá-nos força, paciência e compreensão para podermos viver e irradiar a paz, contribuindo para a chegada de Jesus aos corações de todos os homens. Amém!

VÍDEO DE MEDITAÇÃO

Peçamos ao Senhor que envie muitos missionários para a sua messe.

Pe. Abílio Nunes, SDB