Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas.

Naquele tempo, aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo:
“Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz! Mas não, isso está oculto aos teus olhos.
Virão sobre ti dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; destruir-te-ão a ti e a teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo em que foste visitada”.

Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

Jesus acaba de entrar triunfante em Jerusalém, mas a seguir chora sobre ela porque sabe muito bem que a multidão ignora o significado messiânico de tal entrada. Não o espera o triunfo e o poder político que os judeus imaginavam, mas a cruz e a morte. E ao ver a obstinação em que vive a cidade, chora sobre ela pelo que lhe sucederá por causa do seu crime: matar o Filho e enviado de Deus.
O povo escolhido tornara-se um povo endurecido que não reconhece a visita de Deus na pessoa e palavra do seu próprio Filho. Jerusalém é também símbolo de todos os ignoram a presença de Deus e não aceitam a conversão.
Mas apesar de ter profetizado a ruina de Jerusalém considera-a centro de irradiação missionária da salvação de Deus. Nela está a origem e ponto de partida do novo povo de Deus que é a Igreja. Assim o reino de Deus, o evangelho e a Igreja se abrirão aos não judeus, ao vasto mundo com todas as suas nações. O novo povo de Deus que é a Igreja de Cristo, para ser fiel a essa missão recebida de Jesus, deverá aparecer como casa e comunidade aberta a todos.

Aceitar Cristo pela fé e segui-lo fielmente é conquistar a vida; rejeitá-lo pela incredulidade e pelo desamor é granjear a ruína. A pedra que os arquitectos rejeitaram tornou-se pedra angular; nenhum outro pode salvar, pois não há debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos (Act 4,1 ls).

ORAÇÃO

Reúne-nos, Senhor, como vossos filhos à sombra das vossas asas e convertei o nosso coração para sermos capazes   de agradecer o amor sem igual que nos mostras. Fazei   que nada nem ninguém nos aparte do amor de Cristo

MEDITAÇÃO

Jesus chora por uma Jerusalém impermeável à conversão :

Pe. Abílio Nunes, SDB