Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, dizia Jesus à multidão: «Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: ‘Vem chuva’; e assim acontece. E quando sopra o vento sul, dizeis: ‘Vai fazer muito calor’; e assim sucede. Hipócritas, se sabeis discernir o aspecto da terra e do céu, porque não sabeis discernir o tempo presente? Porque não julgais por vós mesmos o que é justo?». E acrescentou: «Quando fores com o teu adversário ao magistrado, esforça-te por te entenderes com ele no caminho, para que ele não te arraste ao juiz e o juiz te entregue ao oficial de justiça e o oficial de justiça te meta na prisão. Eu te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares o último centavo».

Palavra da salvação.

REFLEXÃO

O Evangelho de hoje contém  dois “ditos” de Jesus:  leitura dos sinais dos tempos e reconciliação fraterna.

O  homem pode ler na natureza e na história os sinais do futuro mediante a análise dos indicadores que o presente lhe oferece no campo meteorológico ,no campo da investigação, da economia e da política.

O anúncio  de João Baptista e de Jesus, são sinais  evidentes da chegada do Reino mas os contemporâneos de Cristo deveriam descodificar este sinal para apressarem  a sua conversão aceitando o projeto do Deus de Jesus Cristo já tornado realidade nas pregações e  curas, no poder sobre a morte e o demónio, na  libertação dos pobres e recuperação dos pecadores.

O diálogo da Igreja com o mundo surge com o  concílio Vaticano II como um sinal  do Espírito de Deus: Falou outrora  pelos profetas, faz-se  ouvir revelando através de sinais  a sua presença salvadora e a ação do seu Reino entre os homens.

O reinado de Deus já presente e actuando entre nós e nos gestos de libertação, esperança e solidariedade; nos  homens e mulheres que amam o pobre, o doente, o sem família nem lar e lhe consagram a sua vida

Celebramos hoje a memórias de S. João Paulo II. Captou bem os sinais dos tempos. Distinguiu-se pela extraordinária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo.

Peçamos ao Senhor a graça de discernimos a vontade de Deus descodificando constantemente os sinais do seu reino . Ser capaz de com bom senso e conviver com os adversários.

ORAÇÃO

Louvamos-te, Pai, porque Cristo nos convida hoje a interpretar o tempo presente, descobrindo assim as pegadas da vossa  passagem amorosa pela história humana.

Ensina-nos a descobrir com a Fé o teu Reino em tudo o que é bondade, amor, justiça, paz e bem.

Pe. Abílio Nunes, SDB