Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

 

Naquele tempo,
Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança dos impostos, e disse-lhe: «Segue-Me».
Ele levantou-se e seguiu Jesus.
Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos.
Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos:
«Por que motivo é que o vosso Mestre come com os publicanos e os pecadores?»
Jesus ouviu-os e respondeu:
«Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas sim os doentes.
Ide aprender o que significa: ‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’.
Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».

 

REFLEXÃO

Jesus prepara  o pequeno grupo de discípulos para continuar a sua obra de salvação  Ele escolhe quem quer: são  pescadores, ou de uma humilde profissão. No Evangelho hoje fala do convite feito  a um cobrador de impostos, profissão desprezada pelos judeus —que se consideravam perfeitos observantes da lei—, porque a viam como muito próxima a ter uma vida pecadora, já que cobravam impostos em nome do governador romano, a quem não queriam submeter-se.

Com uma palavra do Mestre, «Segue-me!» (Mt 9,9 Mateus  deixa a profissão e em reconhecimento  convida-o  para um banquete juntamente com muitos amigos.  Os fariseus, inimigos pessoais de Jesus, criticam a atitude pois Jesus  entrara  em casa de um pecador

Jesus Cristo diz  “eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.  Ele compara o pecador a alguém que está doente e, por isso, precisa de médico para ser curado. Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes» (Mt 9,12). Jesus Cristo é o médico enviado pelo Pai para nos devolver a saúde, partindo do princípio de que todos nós precisamos de médico, pois somos doentes pelo pecado

Jesus continua a convidar a segui-lo, cada um segundo seu estado e profissão. Com certeza, Jesus pede-nos uma  mudança de vida: Segui-lo  com frequência, supõe deixar o homem velho do pecado para construir no seu intimo o homem novo, entregue ao serviço de Deus»

 

ORAÇÃO

Senhor nosso Deus, que escolhestes o publicano Mateus para vosso Apóstolo, concedei-nos que, ajudados pelo seu exemplo e intercessão, Vos sigamos fielmente e nos entreguemos a Vós de todo o coração.

 

VIDEO DE MEDITAÇÃO 

Chamamento de Mateus…

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/09/0922-O-chamamento-de-Mateus.mp4

 

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB