Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas.

Ao aproximar-se Jesus de Jericó, estava um cego sentado à beira do caminho, pedindo esmolas.
Ouvindo o ruído da multidão que passava, perguntou o que havia.
Responderam-lhe: “É Jesus de Nazaré, que passa”.
Ele então exclamou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”
Os que vinham na frente repreendiam-no rudemente para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais forte: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”
Jesus parou e mandou que lho trouxessem. Chegando ele perto, perguntou-lhe:
“Que queres que te faça?” Respondeu ele: “Senhor, que eu veja”.
Jesus lhe disse: “Vê! Tua fé te salvou”.
E imediatamente ficou vendo e seguia a Jesus, glorificando a Deus. Presenciando isto, todo o povo deu glória a Deus.

Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

A cura do cego Bartimeu acontece depois do terceiro anúncio do Messias sofredor. Os discípulos necessitam de curar a sua cegueira espiritual. Ainda não tinham percebido a identidade do Messias e nem as condições de pertencer ao seu reino (Lc 18,34). Estão cegos e necessitam da luz da fé para vencer a sua cegueira espiritual…
Bartimeu é o símbolo da caminhada da Fé dos discípulo de Jesus de todos os tempos. Adquirem a fé lenta e gradualmente e saem seguindo Jesus glorificando a Deus: Começam por sentir presença de Deus nos acontecimentos; assumem o chamamento de Deus vencendo os obstáculos do mundo, despojam-se do homem velho (largou o manto, deu um salto e aproximou-se de Jesus) e comprometem-se com o Deus humano e carregando a sua Cruz esperam a glória da ressurreição a exemplo de todos os Santos como S. Paulo e Santo Agostinho.
O autêntico cristão com sua constante oração transforma-se e transforma os outros  adquirindo olhos novos, para ver a vida, o mundo, as pessoas e as coisas a partir de Deus e discernir o caminho a percorrer. A exemplo de Bartimeu tenhamos a coragem de  gritar com Deus, de lhe manifestar as nossas carências. Supliquemos constantemente Senhor, que eu veja; que te veja presente nos mais pobres e marginalizados, para descobrir assim os sinais constantes vossa presença e do vosso chamamento.

ORAÇÃO

Fazei, Senhor, que o vosso   amor desperte a nossa fé curando a nossa cegueira, para poder ver tudo com os olhos novos da fé: os critérios de Jesus . Assim seguir-vos-emos impulsionados pela força da vossa  ternura, como homens e mulheres novos, guiados pelo vosso  Espírito.

MEDITAÇÃO

O cego de Jericó