Evangelho segundo São Marcos

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12«Vão deitar-vos as mãos e perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e metendo-vos nas prisões; hão-de conduzir-vos perante reis e governadores, por causa do meu nome. 13Assim, tereis ocasião de dar testemunho. 14Gravai, pois, no vosso coração, que não vos deveis preocupar com a vossa defesa, 15porque Eu próprio vos darei palavras de sabedoria, a que não poderão resistir ou contradizer os vossos adversários. 16Sereis entregues até pelos pais, irmãos, parentes e amigos. Hão-de causar a morte a alguns de vós 17e sereis odiados por todos, por causa do meu nome. 18Mas não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. 19Pela vossa constância é que sereis salvos.»

-+-+-+-+-+-

REFLEXÃO

O Evangelho de hoje Jesus apresenta como sinal precursor da plena manifestação do Reino a perseguição aos  discípulos. Estes  não devem temer a perseguição porque sabem com quem contam: “Prender-vos-ão e perseguir-vos-ão, entregando-vos aos tribunais e à prisão… Não prepareis a vossa defesa, porque eu vos darei palavras e sabedoria às quais não poderá fazer frente nem contradizer nenhum adversário vosso”.

Pela fé a família fica divida, os discípulos são  perseguidos e condenados à prisão, e à morte. Mas como Jesus assiste aos seus, “nem um só cabelo da vossa cabeça se perderá”; isto é, nada lhes sucederá sem que o Pai, em cujas mãos estão, o disponha para seu bem.

Quando Lucas escrevia estas premonições de Jesus, a jovem Igreja já tinha vivido a morte violenta do apóstolo Tiago e do diácono Estêvão, assim como a prisão e maus tratos dos apóstolos em Jerusalém e de Paulo e seus companheiros nas suas viagens apostólicas.

Mas Jesus, não incute o medo, mas infunde o otimismo apesar de tudo: “Com a vossa perseverança salvareis as vossas almas”…

Ser discípulo não é tarefa fácil. A história da Igreja regista tantos cristãos perseguidos, torturados, presos, escorraçados, expulsos do seu país por causa do nome de Jesus.

Talvez não esteja nos planos de Deus morrer de amor e no martírio de sangue, mas Ele quer de nós uma aceitação do amor minuto após minuto, no tempo de vida que me é oferecido: morrer para a nossa vontade para renascer para Deus, aceitando as circunstâncias concretas do nosso quotidiano no cumprimento fiel do nosso dever, da prática da oração e perseverar  no amor a Deus e ao próximo tanto na adversidade como na alegria.

ORAÇÃO

Livra-nos Senhor do medo, do desalento e da vergonha. Dá-nos a perseverança nos momentos angustiantes da nossa vida infunde-nos então a fortaleza do teu Espírito e o otimismo tenaz que brota do teu mistério pascal.

VÍDEO MEDITAÇÃO

Tal como no princípio do Cristianismo as perseguições são uma constante. A título de exemplo veja este vídeo

Pe. Abílio Nunes, SDB