Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos «Tende cuidado convosco: que os vossos corações não se tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações da vida, e que esse dia não caia sobre vós subitamente, como um laço; pois atingirá todos os que habitam a terra inteira. Velai, pois, orando continuamente, a fim de terdes força para escapar a tudo o que vai acontecer e aparecerdes firmes diante do Filho do Homem.»

+-+-+

Reflexão

Jesus finaliza a instrução sobre o fim dos tempos aos seus discípulos e à multidão com estes avisos: “Cuidado para que os vossos corações não fiquem pesados pela devassidão, pela embriaguez, pelas preocupações do dinheiro, e não se abata repentinamente sobre vós aquele dia, como um laço… Estai acordados, portanto, orando em todo o momento, para terdes a força de escapar de tudo o que deve acontecer e de ficar de pé diante do Filho do homem”.

1. Lucas aponta a oração constante para acolher no amor e sem temor esse dia, mantendo o nosso contacto e diálogo com Deus, como fazia Jesus… Ele avisou: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26,)

No ambiente que nos rodeia sentimos com dor a incredulidade e a indiferença religiosa. Se isto constitui uma dura prova à nossa fidelidade também é ocasião de amadurecer a nossa esperança. Sabemos em quem confiámos. Deus sai ao encontro de quem procura o seu rosto com coração sincero.

A oração vigilante expressa-se no trabalho e na convivência de cada dia, em  ir ao encontro de  muitos irmãos nossos que  precisam de uma mão amiga.

Como peregrinos em país estranho e sabendo que não temos aqui cidade permanente, caminhemos felizes ao encontro de Cristo que chega. Vem, Senhor Jesus! (Ap 22,20)

Ele  nos satisfaz e apazigua a nossa ansiedade. Viver n’ Ele, com Ele e para Ele, garante-nos que quando chegar o nosso dia estaremos preparados e não seremos apanhados de surpresa.

ORAÇÃO

Bendizemos-te, Pai, porque nos amas com ternura.

Ensina-nos a contar os nossos anos na vossa presença para saber relativizar tudo o que não sois vós e viver sempre disponíveis para vós e para os irmãos.

Afasta do nosso coração o pecado; assim, quando vós vierdes encontrar-nos-ás com as mãos ocupadas na tarefa que nos mandaste fazer.

Entretanto, dizemos-vos : Vem depressa, Senhor Jesus!

Meditar

Vigiar e orar eis o segredo de viver no aqui e agora esperando pela eternidade na paz do Senhor

Pe. Abílio Nunes, SDB

.