Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas:

Naquele tempo, Levantando os olhos, Jesus viu os ricos deitarem no cofre do tesouro as suas ofertas. Viu também uma viúva pobre deitar lá duas moedinhas e disse: «Em verdade vos digo que esta viúva pobre deitou mais do que todos os outros; pois eles deitaram no tesouro do que lhes sobejava, enquanto ela, da sua indigência, deitou tudo o que tinha para viver.»

REFLEXÃO

Jesus mostra-nos nesta curta passagem (Lucas 21,1-4) o caminho para uma autêntica religiosidade. A pobre, mas generosa viúva entrega a Deus tudo o que tem para viver enquanto os ricos egoístas e insolidários dão o que lhes sobejam e não pensam senão em amontoar bens e dinheiro para si.

Os ricos egoístas substituem a autêntica religião pelo culto ao deus dinheiro Tudo se lhe sacrifica no seu altar: trabalho e saúde, princípios morais, família e amizade; tudo, com o fim de triunfar, ter aparência social, poder de consumo, diversão e gozo da vida.

Contudo, o tema da pobreza e os avisos de Jesus sobre os perigos da riqueza são frequentes no evangelho.

O dinheiro e os bens são-nos necessários para viver, é certo; mas não são a fonte da vida nem está neles a chave e o segredo de ser pessoa. Só o que ama e vive em solidariedade e abertura aos outros, dando-se a Deus e ao irmão, é feliz porque entende a vida com sabedoria.

Senão, porque há ricos infelizes? Porque é que o índice de suicídios é mais alto precisamente nos países mais ricos e entre as classes mais abastadas? A incomunicação com Deus e os outros, a solidão do egoísmo insolidário, o ser rico só para si sem partilhar com os outros criam nas pessoas desequilíbrios muito lamentáveis.

Somente em amar a Deus e aos irmãos nos dão  segurança e a esperança definitiva que não podemos comprar com todo o ouro do mundo. Por isso nas bem-aventuranças, especialmente na da pobreza, Cristo nos assinalou um caminho de libertação e felicidade.

Que por intercessão da virgem e mártir  S. Cecília, cuja memória a Igreja celebra hoje  nos indique o autêntico caminho da felicidade : dar-se totalmente a Cristo ao serviço dos irmãos.

ORAÇÃO

Senhor, nosso Deus, ensina-nos a conjugar os verbos dar e partilhar, para entregar aos outros amor e serviço, respeito e sorriso, amizade e tempo, vida e pão; pois em dar-nos a ti e aos irmãos descobriremos a sabedoria da vida e o segredo da felicidade.

VIDEO DE MEDITAÇÃO

Deu tudo o que tinha

O segredo da autêntica felicidade

Pe. Abílio Nunes, SDB