Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas.

Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade.
Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos.
Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura.
Ele correu adiante, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali.
Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: “Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa”.
Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente.
Vendo isto, todos murmuravam e diziam: “Ele vai hospedar-se em casa de um pecador”.
Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: “Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo”.
Disse-lhe Jesus: “Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão”.
Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

Jesus atravessa a cidade de Jericó, a multidão aglomera-se  à volta dele. Um homem chamado Zaqueu, chefe de publicanos e rico, também o queria ver mas não conseguia pois por ser de  baixa estatura a multidão impedia-o. Então subiu a uma figueira para o poder ver. Jesus colocou nele o seu olhar de misericórdia e disse : Zaqueu, desce depressa, porque hoje tenho que hospedar-me em tua casa. Nesse dia a surpresa e a honra visitaram o coração do marginal Recebe Jesus em sua casa com grande alegria e dá sinais fidedignos de que se converter ao bem e à justiça, à fraternidade e à solidariedade. Metade dos meus bens vou dá-la aos pobres, e se defraudei alguém, restituir-lhe-ei o quádruplo.(Lc 19,8)

Os “possuidores da lei e da justiça”, os fariseus criticaram severamente Jesus pois acabara de tomar a decisão mais errada: ir a casa de um pecador público. Jesus, encarnação da bondade e misericórdia divinas, responde que tinha vindo para salvar precisamente o que estava perdido.   Hoje entrou a salvação nesta casa. (Lc 19,9)

Com esta atitude Jesus adverte-nos de que a comunidade cristã é também comunidade de pecadores que celebra a misericórdia de Deus, e não um grupo fechado de santos e piedosos que vivem satisfeitos consigo mesmos.

Como Zaqueu sintamos o desejo de ver Jesus, escutemos a sua mensagem no Evangelho recebamo-lo no nossos coração e tornemo-nos mensageiros, sentinelas e sinais de esperança ao serviço do evangelho.

 

ORAÇÃO

Deus da misericórdia, bendizemos-vos porque na conversão de Zaqueu destes provas de acreditar no homem apesar de tudo. Concedei-nos um lugar à vossa mesa …

 

VIDEO DE MEDITAÇÃO

A transformação   interior de Zaqueu  e a caminhada de cada um de nós em direção à LUZ…

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/11/ZAQUEU-.mp4

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB