Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, ao ver as multidão, Jesus subiu ao monte e sentou-Se. Rodearam-n’O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo:
«Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus.
Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus.
Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós.

Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa. Assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós».

 

— Reflexão

As bem-aventuranças são o caminho concreto para a transformação deste mundo em um mundo de fraternidade, justiça e paz. No evangelho de hoje ( Mt 5, 1-12) o Evangelista S, Mateus apresenta  as bem aventuranças numa síntese elaborada a partir dos ensinamentos de Jesus, um novo Moisés num novo Sinai,

Com a  sua autoridade messiânica promulga a nova lei evangélica do Reino para todos os membros do novo povo de Deus: Caminho seguro de felicidade, embora novo e paradoxal.

A página das bem-aventuranças é a mais revolucionária do evangelho, porque nela Jesus estabelece uma inversão total dos critérios mundanos sobre a felicidade. Todo o homem e mulher quer ser feliz; em consequência, procura a maneira de o conseguir, através da riqueza e dinheiro, êxito e posição social, segurança e amor, poder e domínio, prazer…

Ele declara felizes, os pobres e os famintos, os que choram e sofrem, os misericordiosos que sabem perdoar, os rectos e limpos de coração, os que fomentam a paz e excluem a violência, os perseguidos pela sua fidelidade a Deus.

Jesus pronunciou as bem aventuranças para todo o homem e mulher dispostos a  seguir o seu caminho.

Jesus encarnou na sua pessoa as bem aventuranças: Pobre, perseguido, rejeitado criou a paz e a reconciliação.

As bem aventuranças tem inerente um compromisso pessoal e efectivo com a pobreza e o sofrimento humano em qualquer das suas manifestações, mediante o desprendimento e a paciência, a opção pela sinceridade e a justiça, a construção da paz, a rejeição da violência, a fraternidade, o amor e a solidariedade entre os homens.

Que o Senhor nos conceda fé, amor e coragem suficientes para entender as bem-aventuranças, assimilá-las e vivê-las com Cristo.

 

— Oração 

Obrigado, Senhor Jesus, porque proclamando-nos bem-aventurados, devolveste a dignidade, o Reino e a esperança aos que o mundo tem por últimos e infelizes
Vós fostes  o primeiro a realizar este programa, e o vosso  exemplo anima-nos a seguir-vos  até ao fim.
Vós sois  a nossa força.

Bendito sejais para sempre, Senhor!

 

— Canto de Meditação

Bem aventurados  …

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/05/Bem-Aventurados.mp4

 

Pe. Abílio Nunes, SDB