Domingo, dia 19 de fevereiro, decorreu no Hipódromo, em Cascais, a Celebração dos Pastorinhos, dirigida especialmente às crianças das catequeses paroquiais da Vigararia de Cascais. A celebração começou com a oração do terço, às 10 horas, rezada pelas crianças, uma hora depois deu-se início à eucaristia campal, presidida por D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa. Foi uma forma especial de celebrar o dia dos Pastorinhos, 20 de fevereiro.
A preparação das crianças para esta celebração, levou-as a conhecerem melhor os acontecimentos de Fátima, bem como a vida dos pastorinhos. Em cada grupo de catequese as crianças foram convidadas a ilustrar um postal e a escrever por trás uma mensagem para uma criança do Iraque.

A celebração estava muito bem organizada. Marcaram presença o sr. Presidente da Republica, o presidente da câmara de Cascais, entre outras individualidades de Cascais. Participaram na missa cerca de 4.000 pessoas, maioria delas eram crianças.

Na homilia D. Manuel frisou: “… Procurar a perfeição é saber perdoar, acompanhar e dar “…No ofertório foi distribuído uma pagela como lembrança deste dia tão especial, com uma oração aos pastorinhos. A verba angariada no ofertório será enviada para a Clínica de São José, em Erbil, que presta apoia a refugiados. Foi benzida, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, que em breve estará em Erbil. Dos momentos mais bonitos saliento a entrega dos postais, feitos pelas crianças. Pareciam mesmo “bandos de pardais à solta” a correr em direção ao altar, para depositarem nos cestos os postais, que irão acompanhar a imagem de nossa senhora até Erbil, no Iraque.

Aproveito o momento para agradecer ao Pe José Paulo que nos proporcionou seis autocarros, que transportaram catequistas e catequizandos dos centros catequéticos de Alcabideche, o que permitiu a presença de mais crianças na celebração.

Pastorinhos de Fátima, rogai por nós.

-Fátima Pinto da Costa

[divider height=”80″]