Da Homilia na Ordenação Episcopal de D. Daniel Henriques e D. Rui Valério proferida por D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa em 25 de Novembro de 2018, salientamos: “O facto de celebrarmos Cristo Rei, com o Evangelho que acabamos de ouvir, leva-me a partilhar convosco uma breve reflexão. Partilho-a com todos, mas poderá incidir especialmente nos Ordinandos e no ministério eclesial que desempenharão. Trata-se da realeza de Cristo, como Ele a viveu e confessou. Trata-se da Igreja, que é o seu Corpo neste mundo, como Ele quer continuar com todos, em qualquer tempo e circunstância. Trata-se, sobretudo, da nossa adequação ao seu modo de ser e de estar, que é unicamente o do serviço. Lembremos como sempre se furtou a qualquer outro tipo de soberania, fosse diante das multidões que o aclamavam, fosse diante dalgum discípulo equivocado. Lembremos como opôs a realeza do serviço à realeza da imposição. Lembremos que se apresentou como servo de todos e disse ser essa a verdadeira grandeza (cf. Mt 20, 25-28). Lembremos que a única coroa que teve foi a de espinhos e o único trono a que subiu foi a cruz. Lembramos certamente que assim foi. Neste momento, porém, confirmamos com a nossa presença aqui a verdade realizada do que também predisse: «Quando for erguido da terra atrairei todos a Mim» (Jo 12, 32). É este o Seu trono e realeza. Se, muito especialmente nesta acepção, a Igreja é Corpo de Cristo, não poderá ser doutra maneira. Atrai porque se oferece, reina quando serve. Só assim somos membros de Cristo, profeta, sacerdote e rei, como cada batizado deve ser deveras.” Concluiu dizendo: “Caríssimos D. Daniel e D. Rui: Que felicidade a nossa, por reconhecermos no vosso percurso eclesial a marca do Espírito de Cristo e os sinais vivos do seu Reino! Nesta hora abençoada das vossas vidas é a bênção de Deus que mais uma vez se concretiza para todos nós. Para nós e para muitos, que darão graças a Deus pelo vosso serviço total e garantido!”