A Festa do Padroeiro do Seminário de Caparide, este ano celebrada no dia 20 de março, segunda-feira, solenidade de São José.

Em 1999, o Seminário Patriarcal de São José, fundando por D. António Ribeiro como Seminário Menor da Diocese de Lisboa, passou a acolher os seminaristas do 1º e 2º anos e, mais tarde, também os do Ano Propedêutico, tornando-se a primeira etapa do Seminário Maior do Patriarcado de Lisboa em unidade e continuidade com o Seminário dos Olivais.

Aqui se procurou ao longo do tempo ajudar os seminaristas a crescer como discípulos do Senhor e a aprofundar o caminho do discernimento vocacional iniciado. Neste ano, novas mudanças se aproximam, com a passagem de uma parte da atual comunidade do Seminário de Caparide para o Seminário dos Olivais. Ficará assim o “Tempo propedêutico”, em espaço próprio, nesta nossa casa, e no Seminário dos Olivais se realizarão os estudos filosóficos, teológicos e pastorais, procurando responder aos desafios de Deus e às novas exigências do tempo presente.

Em período de renovação e mudança, queremos, como São José, escutar os sinais de Deus para melhor fazer a sua vontade, aprendendo a amar mais para servir melhor.